Em 2016 nasce em Mangualde a primeira queijaria tradicional do concelho

queijo

No próximo ano, vai nascer em Mangualde a primeira queijaria tradicional do concelho. A nova unidade terá a designação de Queijaria Vale da Estrela e, numa primeira fase, vai criar 20 postos de trabalho sendo uma alavanca para a economia local.

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, diz, em comunicado estar «muito satisfeito pelo concelho ter sido o escolhido para tal empreendimento», reforçando que o mesmo «é um importante investimento para o município, que vai trazer emprego e riqueza para a economia da região».

«É necessário estarmos atentos a estes investimentos, criando as condições necessárias para que escolham o nosso concelho» salienta o edil.

O autarca acrescenta ainda que «também para os produtores da região, este investimento representa uma mais-valia. Vai enriquecer o ciclo do leite em todo o seu processo: produção, transformação e venda».

Esta nova unidade, com cerca de 750 metros quadrados, vai servir para produzir regularmente Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) certificado.

O modelo da unidade vai incluir uma mezzanine, que permite que seja visível do exterior o fabrico do queijo, por forma a promover as visitas por parte de escolas e atrair o turismo.

O investimento de cerca de 1.200.000€ é do empresário e antigo ministro do PS, o mangualdense Jorge Coelho. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip