Em 2016 a produção de leite na UE poderá aumentar 0,7%

Em 2015, as entregas de leite na União Europeia (UE) cresceram mais de 2%, apesar dos preços baixos pagos aos pecuários.

O fim das quotas leiteiras em conjunto com uma boa meteorologia que favoreceu pastagens abundantes levou a um aumento da produção maior que o inicialmente previsto, com um crescimento de 5% das entregas no último trimestre do ano.

Em 2016, espera-se que a produção continue a crescer empurrada por um aumento do censo de vacas leiteiras, sendo que o censo de novembro da União Europeia dos 15 (UE-15) registou um crescimento de 1,2%.

No primeiro trimestre de 2016 prevê-se uma subida das entregas de 5%, devido à redução do mesmo trimestre de 2014 no qual as entregas reduziram numa tentativa dos pecuários ajustarem as suas quotas.

Nos seguintes trimestres, a produção poderá estabilizar. No conjunto do ano, a UE poderá produzir 166,9 milhões de toneladas, o que supõe mais 2,2 milhões face ao ano anterior e um crescimento de 0,7%, de acordo com as estimativas da Comissão Europeia na sua informação de previsões a curto prazo.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip