Eletricidade vai chegar a mais 25 casas e explorações agrícolas isoladas de Serpa

A eletricidade vai chegar a mais 25 casas e explorações agrícolas isoladas da Serra de Serpa, no Alentejo, graças a um investimento de 554 mil euros, disse esta quarta-feira à agência Lusa o presidente do município.

serpa

Trata-se de mais uma fase do projeto de eletrificação rural da serra e vai «beneficiar 25 casas e explorações agrícolas isoladas que não dispõem de electricidade», referiu Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, no distrito de Beja.

Segundo o autarca, o investimento, que resulta de uma parceria entre a empresa EDP Distribuição, o município e os beneficiários, é «importante», porque vai «melhorar as condições de vida e trabalho» e permitir fixar pessoas na Serra de Serpa e «aumentar o potencial» da zona para atividades económicas.

Graças à parceria, o investimento vai ser financiado em 85 por cento (471 mil euros) pela EDP Distribuição, a responsável pela instalação das infraestruturas elétricas, sendo os restantes 15 por cento (83 mil euros) financiados pelo município e pelos beneficiários.

A Câmara de Serpa já aprovou a proposta de protocolo de cooperação que vai assinar com a EDP Distribuição para concretização do investimento, indicou o autarca.

O município também vai assinar um protocolo com a Associação de Moradores da Neta e do Pulo do Lobo, que representa os beneficiários, relativo à forma como vão financiar os respetivos 15 por cento do investimento.

Segundo Tomé Pires, os trabalhos da nova fase de eletrificação rural da Serra de Serpa deverão arrancar «ainda durante este ano» e terminar «em 2020».

O projeto de eletrificação começou em 2012 e as fases anteriores, que foram desenvolvidas pela EDP Distribuição e financiadas por fundos comunitários e pela empresa, permitiram levar eletricidade a mais de 200 casas e explorações agrícolas, lembrou o autarca.

A nova fase do projeto é «um objectivo» da Câmara de Serpa, que teve de encontrar uma solução para assegurar o financiamento necessário para a executar, ou seja, a parceria entre a EDP Distribuição, o município e os beneficiários, já que o atual quadro de fundos comunitários não inclui financiamento para eletrificações rurais.

A eletrificação da serra «é sinónimo de desenvolvimento do concelho», frisou o autarca, lembrando que o município tem vindo a melhorar os acessos à zona, com o asfaltamento da Estrada Municipal 514, entre Serpa e Cabeceiras de Vale Queimado, e a construção da Estrada Municipal 520, entre Serpa e a localidade espanhola de Paymogo.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip