DUPLA CULTURA ANUAL PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA

DUPLA CULTURA ANUAL PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA

Por: Dr. Leopoldo Nurti, Director do Departamento Agroservice da KWS Italia S.p.A.
Tradutor: Carlos Burnay

O Projecto “COTA 100 TONELADAS” da KWS assenta numa sucessão cultural anual, em que a uma primeira sementeira precoce do milho Ronaldinio, se segue, na mesma parcela, uma segunda cultura com sorgo sacarino Silage King ou KWS Freya.

Quando, há alguns anos, em Itália, se começou a incentivar a produção de energias renováveis, e arrancaram as primeiras instalações de biogás, obtido a partir de biomassa de culturas semeadas com esse destino, a KWS iniciou um projecto de experimentação orientado nesse sentido.

Ensaiaram-se várias sucessões culturais anuais essencialmente baseadas numa primeira sementeira com um milho de ciclo curto, a cuja colheita para ensilar se seguia uma segunda cultura de milho ou sorgo.

Em 2011 passámos já dessa fase experimental para culturas em condições normais de pleno campo, que envolveram uma área de cerca de 500 ha nas províncias de Brescia, Bergamo e Cremona.

p68 qua1

Os resultados alcançados (Quadro 1) foram excelentes, confirmando os dados obtidos na referida experimentação plurianual, pelo que apresentamos o Projecto “COTA 100 TONELADAS com KWS Ronaldinio”.

Como superar as 100 toneladas:

  • Sementeira precoce, de meados a fins de Março, com Ronaldinio, um híbrido de milho muito precoce (FAO 200 precoce), para produzir silagem com colheita integral da planta durante a primeira década de Julho; condições edafo-climáticas adequadas, com solos de boa fertilidade e regadio, cuja disponibilidade de área é abundante na região do Vale do Pó;
  • Os solos deverão ter boa drenagem e uma estrutura entre ligeira e média, que tornem possível executar num curto intervalo de tempo a segunda sementeira, após a colheita da primeira cultura.

p68 fig1

Metas importantes que o projecto permite alcançar:

  1. Antecipar 40 a 50 dias a colheita da primeira silagem do ano, relativamente a um milho tardio. Sabe-se como é importante para uma instalação de bio-gás ter à sua disposição silagem de milho de um modo continuado, para uma alimentação adequada dos digestores.
  2. Produções recorde. Com o milho Ronaldinio produzimos cerca de 50 a 60 t/ha de massa verde ensilável, à qual juntaremos outras 40 a 60 t/ha com a segunda cultura.
  3. Ter o terreno livre após a segunda cultura, cerca do início a meados de Outubro, de modo a permitir a sementeira atempada de um cereal de Outono-Inverno (triticale).

Estamos portanto em condições de arrancar com o desenvolvimento em plena escala deste projecto, cujo protagonista é o milho Ronaldinio, um híbrido muito precoce de genética alemã, capaz de produções muito elevadas de silagem em tempo recorde.

Podemos resumir deste modo as principais características do milho RONALDINIO:

  • Tem uma excelente tolerância ao frio no início da Primavera. Sendo um material seleccionado para o norte/centro da Europa pode semear-se em Itália a partir de meados de Março;
  • Tem um excelente potencial produtivo, e em boas condições de terreno e regadio pode ultrapassar as 60 t/ha de silagem (m. verde);
  • Tem uma excelente resistência à acama radicular e podem-se usar densidades (finais) de 90 a 100 mil plantas/há;
  • Tem um óptimo “stay-green”, indicador de boa sanidade e adaptabilidade ambiental;
  • É a variedade de milho mais semeada na Europa; o que é um indicador seguro da sua estabilidade de comportamento e adaptabilidade.

p68 fig2

A segunda cultura

Esta segunda sementeira, que nas condições de Itália ocorre durante os primeiros 10 dias de Julho, deve ser gerida em função da sucessão cultural escolhida, e para a qual a experimentação indicou várias alternativas:

  • Sorgo sacarino (KWS Freya, KWS Sole, Silage King) para uma colheita flexível durante Outubro, e que será o ideal para condições de menor disponibilidade hídrica e menor fertilidade;
  • Milho de ciclo médio-tardio, FAO 500-600 (Korimbos/Kuadro) em ambientes de maior potencial produtivo e sem limitações de rega. A colheita faz-se entre meados/fins de Outubro, e devem usar-se híbridos tolerantes à Helmintosporiose;
  • Milho de ciclo médio-precoce, FAO300 (KWS1393) se se pretende libertar o terreno mais cedo, de inicio a meados de Outubro, facilitando a sementeira do triticale (Trimmer, Cosinus).

Arranca assim o Projecto KWS “COTA 100 TONELADAS” com o milho Ronaldinio, contribuindo para a optimização da rentabilidade das empresas agrícolas e agropecuárias italianas envolvidas na obtenção de biomassa para produção de biogás.

Para mais informação sobre este ensaio ver em:
http://www.kws.de/aw/KWS/italy/Mais_e_altre_specie/~cual/Piante_Bioenergia

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip