Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE) em bovinos em Portugal

A Ordem dos Médicos Veterinários tem acompanhado com muita atenção o aparecimento de casos de doença hemorrágica epizoótica (DHE) em bovinos em Portugal, em julho de 2023.

Posteriormente, durante o mês de agosto, a expansão de novos casos confirmados, revela a circulação ativa do vírus em território nacional, na região do Alentejo.

Esta é uma nova doença em Portugal, não zoonótica, mas que afeta ruminantes, com maior gravidade em cervídeos e bovinos, transmitida por vetor (Culicoides spp.) e que é de DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA.

Neste sentido, apelamos a todos os Médicos Veterinários e aos agentes do setor o cumprimento atento e rigoroso das normas previstas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, no sentido da precoce deteção e diagnóstico dos casos e na implementação de medidas de prevenção, limitando a expansão da doença e os efeitos na saúde animal - Consulte aqui.

A OMV colaborará com as Entidades Oficiais e com todos os envolvidos, com a certeza que os Médicos Veterinários portugueses serão capazes de, uma vez mais, contribuir decisivamente para o controlo de uma doença emergente, com repercussões ainda não possíveis de estimar.

É também patente que surtos como este, que são cada vez mais recorrentes, obrigam a reforçar a vigilância epidemiológica, a capacidade de diagnóstico e os meios dos Organismos do Estado que zelam pela Saúde Animal.

Tal reforça a posição que a OMV tem vindo sistematicamente a defender nos últimos anos de necessidade de reforço de meios, nomeadamente da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, como garante da saúde animal e da saúde pública.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip