Doçaria de vários pontos do país chega a Abrantes em outubro

As referências da doçaria nacional voltam a Abrantes nos dias 28, 29 e 30 de outubro no âmbito da XV Feira Nacional de Doçaria Tradicional.

docaria

O certame, em que a palha de Abrantes, as tigeladas e os doces abrantinos são protagonistas, promete animar o Centro Histórico com música, teatro, oficinas temáticas, desporto e outras atrações.

Na sua 15ª edição, o público pode contar com iguarias à base de ovos, farinha e açúcar, cujas receitas escaparam dos conventos de Norte a Sul do País, incluindo as ilhas.

Reza a lenda que os frades do Convento de S. Domingos e as freiras de Santa Clara para criarem o ícone da cidade, a Palha de Abrantes, se inspiraram nos vestígios no rio Tejo, resultantes do transporte de palha do Alentejo para Lisboa, no século XVI, a partir do porto fluvial abrantino.

Promover e valorizar este e outros pecados locais são os objetivos da Câmara Municipal de Abrantes que, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, realiza este certame, conjugando a doçaria nacional com licores, compotas, mel e doces.

Para esta edição, estão já confirmados os Ovos-Moles de Aveiro, as Queijadas de S. Gonçalo, as Lérias, os Foguetes e as Brisas do Tâmega de Amarante, o Pão-de-ló de Ovar, o Pão-de-ló e as Cavacas de Margaride, as Malassadas de S. Miguel do Açores, o Bolo Fidalgo e o Pão de Rala do Alentejo, as Cornucópias de Alcobaça, e claro, a Palha de Abrantes e as Tigeladas, entre muitas outras iguarias.

À ementa são associadas diversas atividades, como as demonstrações culinárias, oficinas de doces, teatro, música, animação infantil e desporto.

Para mais informações consulte os sites da organização em www.cm-abrantes.pt e www.tagus-ri.pt. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip