Direção Geral de Alimentação e Veterinária com nova liderança

Fernando Manuel D'Almeida Bernardo foi esta quinta-feira nomeado como novo diretor-geral de alimentação e veterinária, conforme o Despacho nº8716-B, publicado a 6 de julho, em Diário da República.

Fernando Bernardo é licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, tendo trabalhado como técnico superior em 1978 na Direção-Geral de Serviços Pecuários do Ministério da Agricultura.

Em 1989 concluiu um ciclo de estudos e obteve o Diploma de estudos Superiores Especializados em Microbiologia dos Alimentos e Higiene das Coletividades do Instituto Pasteur, em França.

Mais recentemente, em 2003 e 2010 exerceu funções de subdiretor-geral da Direção-Geral de Veterinária (DGV) do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, tendo participado em grupos de gestão de risco sanitário em cenário de crise, entre os quais, Encefalopatia Espongiforme Bovina; Nitrofuranos, Gripe Aviária, Doença vesiculosa dos suínos, Língua Azul, Micobacteriose suína e Febre do Nilo ocidental.

A nível internacional integrou diversos grupos, nomeadamente a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE); a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA); os Chefes de Agências de Medicamentos europeias (HMA); a Direcção-Geral de Saúde e Consumidores da Comissão Europeia e a Comissão do Codex Alimentarius da Organização das Nações unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip