Deifil: há 7 anos a produzir plantas in vitro “Made in Portugal”

Fundada a 7 de dezembro de 2010, a Deifil comemora, esta quinta-feira, o seu sétimo ano de existência.

deifil

Texto e Imagens: Deifil

A ideia de negócio surgiu ainda em 2009, e após uma análise extensa ao mercado e diversas versões de planos de negócio, nasceu a Deifil Technology Lda. Uma sociedade por quotas, fundada por dois sócios, que acreditaram na possibilidade de produzir plantas in vitro em Portugal. Cerca de 90% das plantas comercializadas em Portugal, eram importadas! Perante este facto, tornou-se evidente o elevado potencial de negócio da Deifil.

Plantas com qualidade genética e fitossanitária comprovada, que permitissem aos agricultores terem culturas altamente rentáveis, utilizando os melhores clones selecionados para as suas plantações! Foi desde logo um dos principais objetivos desta empresa.

A evolução da Deifil ao longo destes anos foi notória. A necessidade de um elevado investimento inicial para a construção do laboratório de propagação in vitro, dificultou os primeiros passos da empresa para se instalar no mercado. Dois jovens empreendedores, tiverem que utilizar a engenharia e o engenho para poderem construir um laboratório “low cost” sem comprometer a sua elevada capacidade produtiva. O negócio das plantas in vitro necessita de ser realizado em grande escala para se obterem preços competitivos. Por essa razão, os empreendedores não queriam comprometer a capacidade produtiva, realizando um projeto inicial que permitisse produzir meio milhão de plantas por ano! Reduzir o investimento inicial e encontrar fontes de financiamento era a prioridade destes jovens empreendedores.

Após diversas versões e layouts de laboratórios e candidaturas a financiamento, surge a aprovação do projeto “MicroBioPlant” pelo antigo programa de desenvolvimentos rural, PRODER! Aprovado no final de 2012, este fundo comunitário foi o catalisador deste projeto!

Em 2013 iniciam-se as obras de construção do laboratório e em 2014 surgem os primeiros produtos produzidos na Deifil. Em 2017, a Deifil aumentou a sua capacidade produtiva de 1 milhão de plantas por ano e viu a sua área de estufas aumentar de 250 m2 para 1600 m2.

Apostas em novas culturas e melhorar as condições de produção são a aposta da Deifil para os próximos anos.

deifil

Até ao momento, foram já desenvolvidos protocolos de produção para mais de 50 clones de plantas desde aromáticas, ornamentais e fruteiras. A Deifil começou por produzir e comercializar plantas aromáticas pela sua facilidade de reprodução e rapidez do processo produtivo. De seguida, começaram a ser introduzidos os produtos do setor ornamental e fruteiras. Os primeiros clones de árvores de fruto (pequenos frutos) a serem comercializados foram os mirtilos.

Os mirtilos continuam a ser um dos produtos mais comercializados pela Deifil, tendo a procura destas plantas triplicado no último ano. Este acréscimo na procura justifica-se pela entrada em produção das plantas comercializadas nos últimos dois anos.

A seleção dos melhores clones traduz-se em plantas mais produtivas e rentáveis. Esta cultura (o mirtilo) está em crescimento exponencial em Portugal, e aposta neste pequeno fruto parece perdurar nos próximos anos!

A Deifil atualmente dedica-se à produção de ornamentais (orquídeas e roseiras) e árvores de fruto. Das árvores de fruto, destacam-se as diferentes variedades de mirtilos, castanheiros, medronheiros, goji e kiwi.

Além destes produtos, estão a ser desenvolvidos mais de uma dezena de variedades de outras árvores de fruto, que serão colocados no mercado para venda a partir de 2019.

A Deifil é uma empresa da área da biotecnologia vegetal, que pretende a médio prazo produzir plantas enriquecidas em determinados compostos de interesse que poderão depois ser extraídos e utilizados na área alimentar, têxtil, cosmética e calçado.

Para isso, conta com diversos parceiros de investigação e Desenvolvimento, como o CIMO - Centro de Investigação de Montanha e o IPB – Instituto Politécnico de Bragança.

Além de parcerias que visam a obtenção de novos produtos e processos, a Deifil tem ainda parcerias com um grande número de universidades, institutos politécnicos e escolas profissionais para acolher alunos nas suas instalações, dando-lhes toda a orientação necessária para desenvolverem os seus estágios curriculares, formações em contexto de trabalho ou dissertações, de acordo com o nível de ensino em que se inserem.

A Deifil tem atualmente uma equipa de 6 colaboradores e espera em breve aumentar a equipa. Continuar a apostar na investigação e desenvolvimento tecnológico para criar e desenvolver novas variedades de interesse adaptadas ao nosso país, são alguns dos desafios que a Deifil enfrenta! 

deifil

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip