Definidas as datas dos Concursos Nacionais 2020 no CNEMA

As datas para a realização dos Concursos Nacionais 2020 já estão definidas e as várias provas decorrem no âmbito da Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo e do Salão Prazer de Provar.

Azeite

Estas iniciativas têm como parceiros a QUALIFICA / OriGIn Portugal, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Concurso Nacional de Azeites de Portugal) e a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (Concurso Nacional de Mel).

O objetivo é estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

Com a realização destas atividades pretende-se premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.

Para Vasco Gracias, diretor executivo do CNEMA, «o Centro Nacional de Exposições não pode deixar de apoiar todas as iniciativas que destaquem o que de melhor se produz em Portugal e este espaço é o local certo para se realizarem».

«É com o maior prazer que nos associamos a entidades de referência na área agro-alimentar para promover os Concursos Nacionais, competições que contam com um júri altamente qualificado e que funcionam em prova cega de modo a reconhecer a qualidade de cada produto».

Este responsável afirma que «o impacto económico e as vendas são aspetos que não se podem descurar e por isso mesmo os premiados que obtenham a qualificação “Melhor dos Melhores” podem beneficiar de um stand tipo, gratuito, no Salão Prazer de Provar 2021 durante a Feira Nacional de Agricultura. Quem conseguir Medalhas de Ouro, Prata e Bronze pode beneficiar de uma redução, respectivamente, de 30%, de 20% e de 10% no custo do stand».

«São ações que visam acrescentar valor comercial e valorizar o produto para benefício dos produtores», conclui.

Também Ana Soeiro responsável da Associação Qualifica – OriGIn Portugal acredita que «os Concursos Nacionais são uma excelente forma de dinamizar a produção e enaltecer o empenho, a resiliência e o trabalho dos “melhores produtores do mundo"».

«Estes Concursos têm mostrado que todos os anos aparecem novos concorrentes, mais produtos tradicionais, novas formas de apresentação e também alguma inovação sem perda de carácter, da personalidade e da tradicionalidade», sustenta.

«Nos concursos que organizamos reconhece-se a qualidade de cada produto, o saber fazer, o mérito, a genuinidade, a tipicidade, a sustentabilidade e a origem!», conclui.

Os interessados podem consultar o calendário no website do CNEMA, dos Concursos Nacionais e no Qualifica Portugal e aceder a todas as informações como regulamento, critérios de qualificação de produtos tradicionais, data limite de inscrição, envio de amostras, entre outras. A inscrição é exclusivamente eletrónica através dos formulários criados para o efeito.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip