Defeitos em vinhos são chave para o reconhecimento de vinhos orgânicos

O centro de investigação LEAF, do Instituto Superior de Agronomia (ISA), publicou o artigo "Off-Flavours and Unpleasantness Are Cues for the Recognition and Valorization of Organic Wines by Experienced Tasters" na revista Foods.

Viticultura

O estudo recorreu aos alunos do mestrado em Viticultura e Enologia do ISA e do programa internacional Vinifera Euromaster que provaram os mesmos vinhos em duas sessões, uma com informação que os vinhos eram convencionais e outra onde os vinhos eram tidos como orgânicos. Além destas duas sessões de prova, ainda se realizou uma sessão adicional onde foi pedido aos alunos para adivinharem o modo de produção.

Os resultados demonstraram como a informação condicionou a avaliação, o valor e a descrição dos vinhos. Na sessão dos vinhos “orgânicos” as notas foram mais altas e os alunos estavam dispostos a pagar mais. Na ausência de informação sobre o modo de produção, os alunos usaram os descritores sensoriais relacionados com defeitos de vinhos e uma resposta emocional de desagrado como indicadores da presença de vinhos orgânicos. Ou seja, vinhos sem defeito foram considerados convencionais e vinhos com defeito e desagradáveis foram considerados orgânicos.

Os resultados demonstram o chamado “efeito de auréola” de natureza psicológica, onde a avaliação de um vinho foi mais dependente das ideias pré-concebidas do que das suas características sensoriais. Tal facto está de acordo com as descobertas mais recentes em neurociência onde a emoção é parte integrante do sentido do olfacto.

A investigação fez parte da tese de mestrado da aluna Mylena Romano, com a colaboração dos colaboradores do LEAF Mahesh Chandra e Mkrtich Harutunyan. O tratamento estatístico dos resultados foi realizado pelos professores Cristian Villegas e Taciana Savian da faculdade de Agronomia da Universidade Federal de São Paulo. Da equipa responsável por esta publicação fazem também parte a Professora Valéria Minim, da Universidade Federal de Viçosa, que se encontra a realizar um pós-doutoramento sob orientação do Prof. Manuel Malfeito-Ferreira no âmbito do LEAF. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip