Dare2Change | Congresso internacional debate o setor agroalimentar no Porto

Durante os dias 18 e 19 de novembro, os desafios do futuro do setor agroalimentar estarão em discussão no Centro de Congressos do Super Bock Arena, no Porto, na conferência internacional “Dare2Change”, promovida pelo Colab4Food, a Portugal Foods e o INIAV, IP.

A Agropress marcou presença no primeiro dia da conferência internacional, dedicado à vertente técnico científica e focada na inovação. Os painéis contaram com a presença de palestrantes nacionais e internacionais num debate sobre a temática da sustentabilidade alimentar, o impacto dos alimentos na saúde e bem-estar, as novas tendências alimentares e de consumo e a digitalização e mecanização do setor.

Para Nuno Canada, presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, eventos com o intuito de aproximar o sistema científico e tecnológico nacional do tecido empresarial deveriam ser mais frequentes.

«O setor agroalimentar posiciona-se como um forte exportador, portanto esta sinergia e posicionamento internacional é muito importante. Um evento desta natureza, um congresso internacional que une os principais stakeholders, quer do lado da indústria quer do lado da produção do conhecimento, contribui de forma significativa para o alinhamento daquilo que está a ser investigado com aquilo que são de facto as necessidades das empresas e, também nos dá pistas sobre as grandes tendências para o futuro e os grandes desafios que nos esperam.», destacou.

A exposição de posters a concurso decorreu durante todo o dia, com o intuito de divulgar trabalhos científicos desenvolvidos em diversas instituições académicas, alguns também em parceria com o tecido empresarial.

O dia terminou com o Ideas4Sharks, um espaço pensado para a promoção de ideias e negócios inovadores, sustentáveis e criativos junto das entidades presentes do setor agroalimentar.

O júri (constituído por representantes de empresas, de entidades do sistema científico e tecnológico nacional e do Colab4Food) elegeu a marca OH!SNACK como a melhor ideia de negócio apresentada, tendo direito a um selo de garantia do Colab4Food. A marca inclui snacks de carne de peru e frango com origem portuguesa, produzidos com ingredientes de origem natural, sem adição de aromas, ricos em proteínas, que não contêm glúten nem lactose.

Durante a sessão foram ainda atribuídas menções honrosas aos três posters que mais se destacaram em cada área, sendo reconhecido como vencedor do concurso o poster Market trends in mood and energy-boosting food."

Em linha com as prioridades europeias e internacionais, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reafirmou a Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30 - Terra Futura, pensada para a década. Na sua participação, via videoconferência, a governante reforçou a necessidade de agregar competências ao longo de toda a cadeia, desde a produção ao consumo.

«Construímos esta agenda de inovação para, da produção ao consumo, ou seja, do prado ao prato, podermos apostar na capacitação de todos - dos produtores e dos consumidores -, agregando competências, para podermos contruir e disseminar inovação e tecnologia para reforçar a consciencialização da sociedade para o peso das suas escolhas, para a promoção da sua saúde e bem-estar, mas também do impacto que essas escolhas têm.», afirmou Maria do Céu Antunes, encerrando assim este primeiro dia de conferência.

Dare2Change estará em destaque na reportagem da próxima edição da revista TecnoAlimentar. 

Créditos: organização

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip