Covid-19: Rússia suspende todas as restrições à importação de bens básicos por um mês

Segundo o primeiro-ministro Mikhail Mishustin, o país levantou todas as restrições à importação de bens essenciais por um mês.

Agroalimentar

«Todas as restrições ao fornecimento de bens essenciais, incluindo as restrições alfandegárias, serão levantadas por um mês. Estamos a introduzir uma rota verde para importadores e grandes redes de distribuição. Uma taxa aduaneira zero é estabelecida para a importação de uma série de mercadorias, incluindo medicamentos e dispositivos médicos», afirmou.

«Vamos monitorizar a disponibilidade online e, para esse fim, estamos a criar um único centro de informações onde todas as informações serãorecolhidas para cada região», afirmou o primeiro-ministro.

Mishustin também anunciou que o controlo sobre sua rotatividade será reforçado para que fornecedores não forneçam produtos falsificados, afirmando que a pandemia de coronavírus já teve um sério impacto na exportação de bens e serviços. Além disso, existem várias barreiras no mercado doméstico.

Sobre o desenvolvimento do setor agrícola, o primeiro-ministro apontou para a tarefa de aumentar o nível de renda dos residentes rurais. Além disso, segundo ele, é necessário incentivar  a atividade empreendedora e criar condições para o investimento no setor.

Defendeu ainda que, por agora, a Rússia tem alimentos suficientes e as autoridades farão de tudo para garantir que as lojas não tenham prateleiras vazias.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip