Covid-19: Governo espanhol segue o governo italiano e também deve pedir adiamento dos prazos da PAC

A ideia inicial é exigir que os prazos sejam prorrogados até o final de junho, mas tudo dependerá de como a pandemia Covid-19 evoluir não apenas na Espanha, mas em toda a Europa. Não está descartado que alguns países possam fechar os prazos depois dos restantes, se necessário, para garantir a segurança dos agricultores.

Agricultura

Desde o início da pandemia, muitas vozes das Comunidades Autônomas de Espanha começaram a pedir um adiamento dos prazoes da PAC que, em teoria, deveriam terminar no final de março deste ano. Agora, com o estado de alarme decretado pelo governo, é o próprio Estado que, indiretamente, irá incentivar esses prazos a serem estendidos até ao final de junho, muito dependendo da progressão da doença.

Recentemente, devido ao elevado surto de Covid-19 que o território italiano vive, o Ministério da Agricultura do país pediu à Comissão Europeia mais tempo para os agricultores e as empresas italianas em dificuldades.

Em conjunto com empresas agrícolas, associações comerciais, representantes dos trabalhadores e regiões italianas, o Governo criou o documento para solicitar à UE adiar os prazos para as questões da Política Agrícola Comum (PAC) por um mês; prorrogar os prazos para pagamentos diretos até 15 de outubro e pagamentos para medidas superficiais dos Programas Regionais de Desenvolvimento Rural (PDR) até 31 de dezembro; e estender a implementação dos programas de promoção e apoio. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip