Covid-19: Existe uma grande procura por limões espanhóis

Desde o início da crise do coronavírus na Europa e no resto do mundo, a procura por limões aumentou exponencialmente. Contudo, a oferta espanhola, que atualmente domina os mercados europeus, foi limitada por uma colheita menor este ano.

Limões

O setor também teve que lidar com outros obstáculos, como as atuais medidas de higiene e bloqueio e as inundações persistentes em algumas áreas. Os preços na origem aumentaram, mas os custos de processamento também aumentaram exponencialmente.

Devido ao impacto das geadas, a temporada turca terminou no início deste ano e a África do Sul está a fornecer volumes limitados a preços altos. Consequentemente, os limões espanhóis estão numa boa posição nos mercados europeus. Tal acontece devido aos benefícios da vitamina C no combate à Covid-19. Estudos indicam que os pacientes que consomem limões e outras frutas cítricas com alto teor de vitamina C estão melhor preparados para lidar com a doença do coronavírus, pois o sistema imunológico é mais forte. Isso, juntamente com o fato do produto permanecer fresco por mais tempo do que muitas outras frutas, tornou os limões populares.

No entanto, os preços do limão nos supermercados não estão a subir ao mesmo ritmo que os custos e isso, juntamente com a escassez causada pelas chuvas das últimas semanas, está a resultar numa situação tensa com os clientes. Os custos de produção multiplicaram-se  da noite para o dia e as empresas estão a tentar reorganizar os pedidos para que todos os clientes tenham acesso ao produto.

FONTE: FreshPlaza

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip