Covid-19: Código de Boas Práticas para a realização da operação de colheita

No âmbito da situação que se vive, devido à pandemia originada pelo vírus Covid-19, o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola (COTHN), em colaboração com a Faculdade das Ciências da Saúde e o apoio da Câmara Municipal do Fundão, elaborou o Código de Boas Práticas para a Colheita de Produtos Horto-frutícolas, com o objetivo de identificar um conjunto de medidas que ajudem os produtores a organizarem os trabalhos no campo e nas centrais horto-frutícolas.

Agricultura

Este código, baseou-se em larga medida no Código de Boas Práticas de Higiene na Produção Primária de Horto-frutícolas frescos, elaborado entre outros pela CAP e aprovado pela DGAV em novembro de 2015.

Para além das matérias já desenvolvidas em 2015 e que se mantêm atuais, este código introduz agora novos cuidados a observar devido às contingências com que estamos confrontados. Salientamos o facto de este documento ter sido revisto por profissionais de saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira-Interior (UBI), o que lhe confere ainda maior relevância em termos das recomendações a cumprir.

Código de Boas Práticas para a Colheita de Produtos Horto-frutícolas concentra-se em âmbitos como a higiene pessoal; como dar formação ao colaboradores perante a pandemia; medidas preventivas; diferenciação entre trabalhadores de campo e das centrais; entre outros.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip