Covid-19: Bulgária quer colocar alimentos importados de quarentena

Os políticos bulgaros estão a tentar adotar medidas protecionistas contra as mercadorias importadas, alegando que estão apenas a cuidar dos produtores locais no âmbito da crise do coronavírus.

Agroalimentar

O vice-primeiro-ministro, Krasimir Karakachanov, propôs proibir a importação de produtos alimentícios estrangeiros até que a produção búlgara se esgote. Karakachanov, líder do partido nacionalista VMRO, insistiu que o governo deveria obrigar o ministro da Economia a interromper a importação e venda de frutas e legumes durante a estação de colheita de frutas e legumes búlgaros. Contudo, a Bulgária carece de alimentos. Agora, a ideia passar por colocar os alimentos importados em quarentena.

Além disso, de acordo com o projeto que o governo quer implementar, todas as redes de supermercados devem reservar lugares (prateleiras, vitrines, entre outros) para alimentos búlgaros, que devem cobrir pelo menos metade da área de cada um dos diferentes grupos de alimentos.

Estes alimentos devem ser originários diretamente dos produtores na respetiva área geográfica de cada loja ou a até 200 km do centro do distrito. Os produtos não podem ser vendidos a preços promocionais, exceto com o consentimento expresso por escrito do fabricante.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip