Coruche renova presidência da Rede Europeia de Territórios Corticeiros

O município de Coruche renovou por mais três anos a sua presidência na comissão executiva da RETECORK – Rede Europeia de Território Corticeiros.

cortica

Desde 2013 que o município preside à comissão e vai agora para o segundo mandato após deliberação na assembleia geral da entidade, realizada no dia 28 de abril em San Vicente de Alcántara, Espanha.

O presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, referiu que assume este novo mandato «com grande sentido de responsabilidade», destacando que o município «tem feito uma aposta estratégica na fileira da cortiça, liderando inclusive um conjunto de projetos, tais como o Observatório do Sobreiro e da Cortiça e a FICOR – Feira Internacional da Cortiça».

O autarca acredita também que «o trabalho em rede é fundamental para o reforço dos territórios corticeiros, os quais sendo exclusivos do Mediterrânico, são únicos no Mundo».

Os restantes órgão sociais da RETECORK também se mantêm: o município de San Vicente de Alcántara preside à assembleia geral e município de Vendas Novas continua no conselho fiscal.

A RETECORK foi criada a partir do primeiro encontro de territórios corticeiros que teve lugar em Palafrugell (Espanha) em Outubro de 2006 que promoveu a constituição de uma Associação de Coletividades Corticeiras a nível europeu. Em abril de 2007 constituiu-se formalmente em Cassà de la Selva a Rede Europea de Territórios Corticeiros composta inicialmente por 23 associados de Espanha, Portugal, Itália e França. Atualmente são cerca de 70 os sócios da rede vindos dos quatro países.

Nesta assembleia, Coruche aproveitou para promover a oitava edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça que se realiza de 25 a 29 de maio no Observatório do Sobreiro e da Cortiça na vila ribatejana.

A próxima reunião da RETECORK está agendada para o final do ano em Ponte de Sor.

Fonte: O Mirante

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip