Copa-Cogeca pede que não sejam aplicados mais cortes no orçamento da agricultura

O Copa-Cogeca destacou esta terça-feira, em Bruxelas, os múltiplos benefícios do setor agrícola da União Europeia para o crescimento, o emprego, fornecimento de alimentos de qualidade e a competitividade, sublinhando a necessidade de evitar cortes na despesa agrícola.

agricultura

Esta iniciativa antecipa a publicação do documento de reflexão da Comissão Europeia sobre o futuro orçamento da União, prevista para amanhã, quarta-feira, que segue em conjunto com uma proposta já em outubro de 2018.

Desde Bruxelas, o secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, declarou que este mês o debate tem corrido bem com o comissário europeu do Orçamento e Recursos Humanos, Günther Oettinger, que destacou os diversos benefícios do setor agrícola.

Pesonen afirmou que a despesa na agricultura deve manter-se nos atuais níveis, pelo contrário, não apenas o meio de vida dos agricultores ficará em risco mas também a competitividade europeia e o fornecimento de alimentos de qualidade, sem esquecer o cumprimento dos objetivos ambientais e sociais da União Europeia.

O Copa-Cofeca insta a Comissão, os eurodeputados e os ministros que não apliquem mais cortes na despesa agrícola.

Os rendimentos dos agricultores já alcançam apenas 40% dos rendimentos médios da União Europeia e registaram uma queda de 20% nos últimos quatro anos, tendo em conta a recuperação ainda a decorrer da recente crise agrícola e a persistência da fragilidade dos mercados.

«Este não é o momento para mais cortes», assinalou Pekka Pesonen.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip