Copa-Cogeca: as preocupações dos agricultores europeus para o seu futuro

Os novos resultados da pesquisa do Copa e da Cogeca do terceiro trimestre de 2017 demonstram preocupações por parte dos agricultores perante as perspetivas futuras económicas, principalmente a causa da evolução do mercado mundial e do comércio.

agricultura

O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, assinalou que apesar dos agricultores de sete a 10 Estados-membros serem mais positivos acerca da sua situação económica em 2017, sobretudo devido á melhoria dos preços de algumas matérias-primas, como o leite e laticínios, a informação revela que muitos agricultores têm sérias dúvidas perante as perspetivas de futuro.

Esta situação deve-se à incerteza caracterizada nos mercados agrícolas mundiais e o comércio, assim como, em particular, o Brexit.

Os agricultores estão preocupados pelo impacto económico negativo que poderia ter o Brexit em fatores chave da economia, como a procura, os investimentos, a taxa de câmbio e, por último, os preços ao produtor.

Por exemplo, as exportações irlandesas para o Reino Unido reduziram em 570 milhões de euros em 2016, devido à depreciação da libra esterlina registada depois da votação da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Também os agricultores britânicos são afetados pela incerteza sob o Brexit em relação ao futuro. Todas aas avaliação têm um importante impacto na vida dos agricultores.

«Muitos agricultores ainda se sentem sobrecarregados pela aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) e a burocracia que implica esta política.

As recentes incidências climáticas que afetaram alguns setores de produção o ano passado, me particular o setor de culturas arvenses e o setor vitícola, são também motivo de preocupação», afirmou Pesonen.

O índice de confiança do Copa-Cogeca calcula-se duas vezes por ajo em base dos resultados dos inquéritos nacionais realizados entre mais de oito mil agricultores.

Na presente, participaram dez Estados-membros, nomeadamente, a Bélgica (Flandres), Dinamarca, Alemanha, França, Itália, Países Baixos, Polónia, Roménia, Suécia e Reino Unido.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip