Copa-Cogeca analisa mercado dos cereais e oleaginosas na UE

O grupo de trabalho do Copa-Cogeca “Cereais e Oleaginosas” tem uma visão positiva para as colheitas de 2016 na União Europeia (UE) dos 28, mas considera que ainda existem grandes preocupações relacionadas com a colheita de milho em muitos países. 

Esta situação deve-se também à proibição de tratamento das plantas com neonicotinoides e preocupações em relação aos preços baixos que não cobrem os custos de produção. 

O grupo de trabalho alerta para os graves aumentos dos preços de fertilizantes, em 162% de 2004 a 2014, na Irlanda e 40% dos custos de produção para os agricultores. 

A organização considera que esta é uma questão que deve ser examinada a nível da UE. 

Em relação às oleaginosas, os especialistas do Copa-Cogeca manifestaram sérias preocupações sobre o impacto das pragas de besouro de pulga e proibição de tratamento na UE com neonicotinoides na colza e produção de milho, sublinhando a necessidade para uma avaliação do impacto socio-económico. 

O grupo adiantou ainda que existem mudanças na produção de ervilhas e feijões, principalmente devido aos efeitos da reforma da Política Agrícola Comum, indicou. 

Fonte: Copa-Cogeca 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip