COP26 | Países concordaram sobre a necessidade de uma transição para sistemas alimentares sustentáveis

No passado dia 5 de novembro, os países participantes da COP26, como parte das discussões sobre agricultura, concordaram sobre a necessidade de uma transição para sistemas alimentares sustentáveis ​​e resilientes ao clima, levando em consideração a vulnerabilidade da agricultura aos impactos das mudanças climáticas.

Os participantes reconheceram que essa transição será crucial para garantir a segurança alimentar e para acabar com a fome em todo o mundo, bem como para alcançar os objetivos climáticos, como a redução de emissões.

Em específico, para alcançar essa transição, os participantes reconheceram o papel chave de:

  • práticas de cultivo do solo e o uso ideal de nutrientes, incluindo fertilizantes orgânicos e uso de estrume;

  • sistemas pecuários geridos de forma sustentável, como melhoria da saúde animal em pastagens;

Além disso, os países denotaram a importância de aumentar o apoio e os recursos para alcançar sistemas agrícolas inclusivos, sustentáveis ​​e resilientes ao clima.

Durante a COP26, e desde 2017, as questões agrícolas são discutidas no Joint Work on Agriculture (KJWA) Koronivia no âmbito do quadro da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). O KJWA cobre uma variedade de tópicos inter-elacionados, como solo, gado, gestão de nutrientes e água, segurança alimentar, os impactos socioeconómicos das mudanças climáticas na agricultura e métodos para avaliar as mudanças climáticas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip