Cooperativa defende plantação de medronheiros nas áreas ardidas

A Cooperativa Portuguesa do Medronho (CPM), com sede em Proença-a-Nova, defende o cultivo do medronheiro e de outras espécies autóctones nos espaços florestais destruídos pelos incêndios.

medronheiro

«O medronheiro surge com uma das espécies mediterrânicas mais bem adaptadas ao nosso clima e aos nossos solos», disse o biólogo Carlos Fonseca, presidente da direção da CPM.

Nas áreas ardidas, o medronheiro (Arbutus unedo) «é das primeiras espécies nativas que se regenera, protegendo também desta forma o solo», acrescentou.

«Enquanto espécie nativa mediterrânica, é uma das plantas mais bem adaptadas ao fenómeno dos incêndios, a par do sobreiro e de alguns carvalhos, além de ser uma planta rústica, que tanto tolera a falta de água como o frio», afirmou, frisando que a sua existência em Portugal, há milhões de anos, «permitiu uma coevolução num ecossistema em que os fogos naturais são uma realidade».

À passagem do fogo, «o medronheiro é geralmente uma das espécies que mais rapidamente recupera e regenera, rebentado desde a base do tronco ou da raiz e contribuindo para a proteção e reabilitação do solo», segundo Carlos Fonseca, professor da Universidade de Aveiro.

«O fomento de espécies como o medronheiro, em consociação ou não com outras espécies arbóreas e arbustivas, representa um positivo contributo para a sustentabilidade ecológica e ambiental dos ecossistemas mediterrânicos e para a valorização económica dos nossos territórios e funciona, sem dúvida, como uma solução contracorrente nos tempos pós-incêndios que se avizinham», preconizou.

Face à calamidade dos incêndios florestais, que «invade ciclicamente o país de norte a sul», são cada vez mais «as vozes que evidenciam a necessidade urgente de melhor e mais eficaz ordenamento e gestão florestais», ajudando à prevenção dos fogos.

«Anualmente, são milhares os hectares de floresta e matos destruídos no nosso país pelos incêndios, tornando mais pobres os solos, a paisagem, a biodiversidade e parte das pessoas que vivem nos territórios ardidos», sublinhou o presidente da Cooperativa Portuguesa do Medronho.

Ano após ano, as estatísticas «demonstram que é nas regiões de minifúndio que ocorrem mais ignições e onde os incêndios são maiores» em termos de área queimada.

«Também as espécies de rápido crescimento, quase todas exóticas, são as mais devastadas pelos incêndios, enquanto as espécies nativas, arbustivas e arbóreas são as menos afetadas», sublinhou.

Defendendo que importa «entender o que irá acontecer no pós-incêndios», o biólogo disse que Portugal «apresenta fundamentalmente dois padrões em termos de dimensão da propriedade rústica»: o latifúndio, associado a parte da Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo, e o minifúndio, que predomina no resto do país.

«Mais recentemente, o medronheiro tem vindo a ser encarado pelos proprietários rurais de várias regiões do país, com especial destaque para o Centro e o Algarve, como uma mais-valia económica à qual se associa um elevado valor ecológico e ambiental», enfatizou.

As plantações de medronheiro, com diferentes áreas, «funcionam como autênticos mosaicos de fragmentação de manchas florestais contínuas, contribuindo por si só para a descontinuidade florestal» e para a prevenção dos fogos.

«O medronheiro é uma das espécies arbustivas que atualmente apresenta um maior potencial económico, principalmente devido às múltiplas utilizações do seu fruto», disse.

Carlos Fonseca enumerou a importância do medronho na produção de bebidas e derivados, o consumo como fruto fresco ou sumo, além da sua aplicação em iogurtes, compotas, pastelaria, cosmética, medicina e nutricionismo, entre outras utilizações.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip