Cooperativa Agrícola de Bebedouro celebra 50 anos

A Cooperativa Agrícola de Bebedouro, associada da CONFAGRI, celebra este sábado, 3 de março, o seu 50.º Aniversário, numa cerimónia que inclui uma Sessão Solene com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

bebedouro

Para José Marques, Presidente da Cooperativa, «nesta data em que se assinala a comemoração do meio século desta Cooperativa queremos, em conjunto com os nossos associados, celebrar de forma a distinguir a contribuição da Cooperativa Agrícola de Bebedouro para o desenvolvimento da freguesia e da região ao longo destes 50 anos de existência».

«Os nossos sócios reconhecem o papel da Cooperativa na dinamização do setor, bem como o ter conseguido usufruir do período áureo do ouro branco (leite), que fez da nossa terra, uma das maiores produtoras do país. À Cooperativa, enquanto Associação de Produtores, compete dar resposta às necessidades dos Associados com vista à manutenção das atividades que desempenham com criação de riqueza», acrescentou.

O Presidente da CONFAGRI, Manuel Santos Gomes, que participará nas comemorações, refere que «a Cooperativa Agrícola de Bebedouro, neste 50.º aniversário está de parabéns, não só pelo espírito empreendedor que sempre demonstrou em defesa dos produtores de leite da região, mas também pela vitalidade demonstrada na iniciativa desta comemoração».

A cerimónia decorre nas instalações da Cooperativa, no Amieiro – Arazede (concelho de Montemor-o-Velho) e terá início a partir das às 10h00, com a receção dos convidados.

A Cooperativa Agrícola do Bebedouro iniciou a sua atividade em 1968, perfazendo em 2018, 50 anos de existência.

Na sua génese esteve uma vontade muito forte de um grupo de agricultores que, bem orientados, conseguiram atingir o objetivo desejado.

A produção de leite foi, desde o início da Cooperativa, a atividade mais significativa na região. Assente, inicialmente, sobretudo nas salas coletivas que albergavam um grande número de produtores, passou, gradualmente, para estábulos Individuais, bem dimensionados e sempre equipados com sala de ordenha e refrigeração. A melhoria da qualidade do leite entregue à Lacticoop (colaboração iniciada em 1978) foi sempre apanágio da Cooperativa. 

Foto: Notícias de Coimbra

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip