Continente continua a ser o principal consumidor de banana da Madeira

banana

O mercado nacional continua a ser o que mais consome banana da Madeira, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística, que indicam que 80 por cento da produção tem como destino o continente.

De acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DRE), o primeiro quadrimestre deste ano teve um aumento da comercialização em 16,4 por cento em termos homólogos para um total de 5.110 toneladas de banana produzida na região, sendo que deste «total, 80,6 por cento teve como destino principal o continente».

Diz ainda a DRE que «este aumento de 16,4 por cento foi transversal a todas as categorias de banana» e que, «comparativamente ao mesmo quadrimestre de 2017, a categoria extra cresceu 17,1 por cento, a de primeira categoria 13,7 por cento e a de segunda 16,9 por cento».

A DRE indica que os dados provenientes da Direção Regional de Agricultura são apenas contabilizados pela Empresa de Gestão do Setor da Banana (GESBA). Quanto aos meses de maior produção, janeiro foi aquele em que se registou maior crescimento, de 38,1 por cento, enquanto o mês de março foi «o único no qual se registou uma quebra na comercialização, de -6,0 por cento».

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip