Conheça o projeto BovINE, a iniciativa que irá beneficiar a criação europeia de gado

projeto BovINE é destinado a reunir, rever e divulgar o conhecimento ligado às boas práticas na produção de carne de bovino. O objetivo principal passa por promover uma rede que conecta investigadores, técnicos, organizações de produtores e demais parceiros, no sentido de partilhar inovação e ciência que garanta a sustentabilidade do setor. 

BovINE

A primeira rede de pecuária a receber financiamento da UE realiza amanhã, dia, 23 de junho, a reunião do projeto online para todos os parceiros e associados, durante o qual o site e o BovINE Knowledge Hub serão lançados. As plataformas online podem ser acessadas a partir das 9 horas do dia 23 de junho. Além disso, uma newsletter com notícias e informações quanto às atividades do BovINE será enviada regularmente a todos os que se inscreverem, seja através do e-mail para bovine@minervacomms.net ou do website.

projeto BovINE, rede bovina que vincula investigadores, consultores, agricultores e todas as outras partes interessadas relevantes, em nove Estados-Membros da UE, tem como objetivo estimular a troca de conhecimentos e ideias para abordar soluções ao espectro de desafios enfrentados pelo setor.

Durante a conferência de imprensa que se realizou no dia de hoje, 22 de junho, Maeve Henchion, a coordenadora do projeto da Teagasc, autoridade semi-estatal da República da Irlanda responsável por pesquisa e desenvolvimento, referiu que «a rede BovINE fornece uma oportunidade única para o setor da produção de carne bovina da Europa trabalhar em conjunto, com o objetivo de partilhar conhecimento e co-criar soluções. Todos os criadores de carne de bovino da Europa podem tirar proveito das oportunidades e canais que o projeto BovINE fornece, e não só os Estados-Membros representados pelos parceiros». Como tal, é reforçada a importância da troca de ideias para colmatar as necessidades aos diferentes níveis dos agricultores europeus.

No início da sua apresentação, a coordenadora apresentou as componentes-chave do projeto, destacando o investimento de dois milhões de euros pela Comissão Europeia, os 18 parceiros dos diferentes Estados-Membros e o objetivo de promover a sustentabilidade para a indústria bovina europeia. «O essencial será beneficiar os mais de 255 000 produtores europeus de carne bovina», apontou, realçando que não se trata propriamente de um projeto de pesquisa, mas sim de uma rede transeuropeia que pretende criar redes interativas e inovadoras.

Assim, conjugam-se os conhecimentos adquiridos ao longo de anos pela investigação científica e pela aplicação de boas práticas nas explorações de pecuária para colmatar as potenciais necessidades dos agricultores. Serão utilizadas explorações demonstrativas e só depois as técnicas serão implementadas para solucionar os problemas nas explorações dos agricultores, sendo que é assegurado o ensinamento das respetivas aos últimos. O conhecimento de todo este processo será gerado tendo enquanto base quatro temas interrelacionados, entre os quais a resiliência socioeconómica; a saúde e bem-estar animal; a eficiência da produção e qualidade da carne e a sustentabilidade ambiental.

Durante a reunião do consórcio, será importante compreender como a pandemia de Covid-19 impactou os produtores de carne bovina e assegurar que todos os parceiros estão conscientes da alteração do ambiente, bem como apresentar o projeto a mais stakeholders. Será, ainda, avaliado o progresso até então, bem como planeado o futuro do projeto, algo essencial a cada seis meses para uma iniciativa com a duração de três anos. Será, também, realizada uma reflexão sobre o atual modelo de operação, abordando se todos os atores-chave  se encontram envolvidos, como podemos desenvolver ainda mais as nossas redes nacionais e que ferramentas podemos utilizar para nos apoiarem.

O professor coordenador Henchion acrescentou que, «embora esta reunião do projeto para todos os parceiros e associados seja realizada online devido às restrições da Covid-19, este formato suporta, com êxito, a nossa troca ativa de idias e experiências. Este ainda reflete as soluções de criação online que os agricultores, os seus consultores e outros criaram nos últimos meses, enquanto realizam os seus importantes negócios de produção de carne bovina para consumidores europeus e internacionais».

Knowledge Hub do projeto BovINE

BovINE HUB

Knowledge Hub foi projetado para permitir que todas as partes interessadas, particularmente os agricultores que enfrentam esses desafios, possam não só ter acesso a inovações e boas práticas de uma forma imediata, mas possam também eles próprios contribuir com o seu conhecimento. O conteúdo será construído ao longo do tempo. Os grupos definidos no âmbito do projeto a trabalhar nas quatro áreas temáticas, irão igualmente identificar e partilhar, por via do Knowledge Hub, as inovações resultantes de investigação e de outras fontes, bem como boas práticas já em vigor. A plataforma terá, ainda, vário conteúdo audiovisual e será aberta a comentários, com moderação envolvida. 

O projeto BovINE nomeou um gestor para cada um dos países parceiros diretamente envolvidos no projeto, que terão a responsabilidade de envolver todos aqueles que estejam ligados à produção de carne bovina na identificação de problemas de raíz, desafios prementes ao nível da produção, e que possam de alguma forma facilitar e promover o trabalho conjunto para encontrar soluções para estes desafios. 

No final da conferência, Maeve Henchion referiu que esta rede de conhecimento não é exclusiva para os agricultores dos Estados-Membros participantes, mas para todos os produtores europeus de carne bovina. A Faculdade de Medicina Veterinária e a PROMERT S.A., Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A. fazem parte do consórcio, sendo as representantes portuguesas presentes no projeto. 

FONTE: Agrotec

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip