Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Farm To Fork Conference 2020

O evento proporcionou um fórum de discussão sobre os desafios e oportunidades relacionados com a transição para sistemas alimentares sustentáveis, bem como sobre possíveis outras áreas de intervenção.

As partes interessadas da cadeia de valor alimentar, entre elas, autoridades públicas, organizações internacionais e sociedade civil, bem como outros cidadãos e o público juntaram-se para debater e contribuir para a implementação da nova Estratégia Do Prado ao Prato, para um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente.

A conferência iniciou com a intervenção do Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia Frans Timmermans e pelos Comissários Europeus, Stella Kyriakides, responsável pela Saúde e Segurança Alimentar e Janusz Wojchiecowski, responsável pela Agricultura.

Entre os oradores no primeiro dia da conferência contam-se a Ministra Alemã da Agricultura Julia Klöckner e Agnes Kalibata, Enviada Especial para a Cimeira de Sistemas Alimentares da ONU 2021. Seguiu-se uma sessão plenária de alto nível com atores dos setores público e privado a trabalharem em conjunto para transformar os nossos sistemas alimentares.

O segundo dia começou com uma palestra inspiradora de Roberto Flore, diretor do DTU Skylab FoodLab, sobre a remodelação dos sistemas alimentares a partir da nossa própria cozinha e uma intervenção do Professor Klaus Grunert sobre as atitudes dos consumidores em relação aos sistemas alimentares sustentáveis.

Realizaram-se ainda quatro sessões sobre a construção do quadro legislativo da UE para sistemas alimentares sustentáveis, oportunidades económicas para os agricultores, ajudando os consumidores a escolher dietas saudáveis e soluções inovadoras para uma agricultura sustentável terminaram no resto da manhã. O evento foi encerrado pelos Comissários Kyriakides e Wojchiecowski.

Mais de 1000 interessados inscreveram-se e juntaram-se às discussões através da plataforma virtual do evento e milhares de utilizadores seguiram a transmissão em direto pela internet.

Os participantes puderam ainda encontrar-se virtualmente com oradores e outros participantes na plataforma e mais de 80 sessões de networking virtual, ao longo dos dois dias.

Aceda às transmissões das palestras.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip