CONFAGRI reuniu com Ministra para discutir medidas urgentes para setor

A CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal) reuniu esta terça-feira, 22 de março, com a Ministra da Agricultura com a finalidade de discutir as medidas propostas oportunamente apresentadas pela Confederação para minimização dos impactos da seca, entretanto agravados pelo conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia.

Das medidas apresentadas, a maioria obteve um acolhimento favorável pelo Ministério, estando algumas já implementadas e as restantes em fase de operacionalização ou dependentes da aprovação de Bruxelas.

A CONFAGRI, face à situação de crise existente e à situação dramática em que se encontram os setores da produção leiteira e da suinicultura, reafirmou junto da Ministra da Agricultura a necessidade de serem implementados com a máxima urgência programas específicos de apoio a ambos os setores, de grande importância na economia nacional, e que se encontram em risco de sobrevivência.

A CONFAGRI continua a reclamar a necessidade imperiosa de uma repartição mais adequada do valor atribuído à produção ao longo da cadeia de valor agroalimentar. Reafirmando, ainda a necessidade urgente de revisão do funcionamento da PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar, cujo funcionamento não tem contribuído para evitar o esmagamento da produção agrícola e pecuária nacional.

A Ministra apresentou ainda à CONFAGRI os resultados da reunião do Conselho de Agricultura realizado na passada segunda-feira, em Bruxelas, em que foram aprovadas várias medidas de apoio relacionadas com os pagamentos diretos, nomeadamente as derrogações ao “greening”, os adiantamentos aos agricultores, e também a ativação do mecanismo de Reserva de Crises.

Foi ainda divulgado pela Ministra da Agricultura que, pela primeira vez, durante o próximo mês de Maio, os pagamentos diretos, as medidas agroambientais e o apoio a manutenção da atividade agrícola em zona desfavorecida serão objeto de um pagamento antecipado no montante de 50% dos apoios pagos até 31 de dezembro de 2021.

Foram ainda acordadas futuras reuniões de trabalho, com curta periodicidade, face à crise que o setor atravessa.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip