CONFAGRI reúne com dirigentes de todo o país e Ministra da Agricultura

A CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, convocou uma reunião extraordinária do seu Conselho Geral para debater a situação do setor agrícola nacional, que vive um momento particularmente difícil e de grande preocupação face às condições de operacionalização do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), cuja implementação se inicia em janeiro 2023 e face à indefinição político-institucional relativa à governação das estruturas regionais do Ministério da Agricultura e Alimentação.

 

O Conselho Geral da CONFAGRI é o órgão de consulta da Administração da CONFAGRI e integra representantes de todas as Federações associadas e personalidades de reconhecido mérito do setor agrícola.

A reunião terá lugar hoje, dia 13 de janeiro, no hotel Montebelo, em Viseu. A Ministra da Agricultura estará presente na Sessão de Encerramento.

De acordo com Idalino Leão, presidente da CONFAGRI “A agricultura nacional enfrenta novos desafios com o atual PEPAC, um instrumento muito complexo que, além de trazer menos apoios, comporta acréscimo de burocracias e exigências.

Tal como está estruturado, o PEPAC poderá agravar a dependência alimentar do país face ao exterior, em vez de o ajudar a reforçar a sua capacidade produtiva e superar os desafios que a agricultura enfrenta com o aumento dos custos dos fatores de produção, e a necessária sustentabilidade económica, social e ambiental dos territórios. São necessárias medidas políticas que incentivem a produção e o consumo nacional, medidas que tornem a agricultura um verdadeiro desígnio nacional, ao invés de afastar as pessoas da agricultura”, conclui Idalino Leão. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip