Concurso Europeu Árvore do Ano 2021: Votações durante o mês de fevereiro

Entre 1 e 28 de fevereiro decorrem as votações para o Concurso Europeu Tree of the year 2021. O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores do concurso nacional de cada país, estando Portugal representado pelo Plátano do Rossio de Portalegre, vencedor do concurso Árvore do Ano no nosso país.

Agroflorestal

Ao todo 14 dos 16 países participantes concluíram com sucesso o seu concurso nacional, apesar de todas as restrições da pandemia, podendo votar nestes concorrentes no site.

Embora seja possível votar na sua árvore preferida até 28 de fevereiro, as votações do concurso da Árvore do Ano tornar-se-ão secretas de 22 a 28 de fevereiro. Desta forma, os apoiantes não conhecerão o vencedor até ao anúncio final.

Os vencedores serão anunciados na cerimónia de premiação online, a 17 de março, durante a conferência “Plantando para o Futuro: 3 mil milhões de árvores na Europa“.

O Concurso Árvore Europeia do Ano realiza-se desde 2011, trata-se de uma iniciativa que todos os anos consciencializa mais 200 mil pessoas com a natureza, promovendo o cuidado e a preocupação com as árvores, a união das comunidades locais em torno de uma causa e ainda o orgulho dos países na sua herança natural.

Na edição anterior, foram registados 285 174 votos, esperando a Environmental Partnership Association (EPA), organizadora do Concurso Europeu, uma participação ainda maior este ano.

Os concorrentes

Em 2021, as árvores concorrentes são verdadeiros marcos históricos de cada país; o nosso Plátano do Rossio em Portalegre é um dos maiores plátanos da Península Ibérica. De porte majestoso, guarda em si, nas suas longas e robustas pernadas, anos e anos de memórias coletivas e segredos infindáveis. Há muito que é lugar de encontros e reencontros, e ali nasceram clubes, associações e bandas filarmónicas.

O Plátano Milenar da Curinga o candidato italiano, a Azinheira Milenar de Lecina, uma árvore mística de Espanha, ou da Eslováquia o Carvalho Antigo de Drnava, localizado próximo do antigo terreno da famosa fábrica de ferro do Conde Andrássy em Drnava.

A lista de velhas árvores continua com o Plátano antigo da Federação Russa, com a sua história ligada ao grande comandante do Oriente, Nadir-shah, ou a Velha Amoreira em Veliki Preslav, na Bulgária, com a história de Stefan Karadzha - famoso revolucionário nacional.

A Antiga Árvore-mãe da Holanda é supostamente a mãe de todas as tílias na cidade de Etten-Leur, bem como a Residente Mais Antiga de Medulin na Croácia - A árvore de chocolate, que continua a fornecer bagas de chocolate mágicas às crianças locais.

Este ano podemos também comemorar a extraordinária capacidade de sobrevivência das árvores em condições adversas: o Sobrevivente de Quatro Troncos, o candidato belga de Ypre, é um verdadeiro mestre em sobrevivência, sendo o único remanescente de Ypres do pré-guerra.

Originalmente, a sorveira solitária do Reino Unido – A Árvore Sobrevivente, que já não está sozinha, representando um projeto de 20 anos de reflorestação do coração selvagem do sul da Escócia.

O candidato mais jovem é a Macieira de Perto de Lidmans na República Checa, uma árvore verdadeiramente europeia, como evidenciado pelo facto desta variedade Reneta blenheim ter sido criada no local de nascimento de Winston Churchill. Muito provavelmente, o maior candidato é a árvore francesa - A Pouplie acredita-se ser a encarnação de uma ninfa, filha do sol, que chorou por seu irmão morto à beira do rio.

Se quisermos ver uma verdadeira explosão de flores, então A Árvore de Judas na Colina da Igreja de Mélykút, na Hungria vai surpreender. E para finalizar, de uma beleza incomum, a Tília de São Jan Nepomucen na Polónia, que recebeu seu nome devido ao santuário de São Jan Nepomucen.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip