Commodities: ouro, café, cobre e vacas em queda

cafe

O ouro está mais uma vez a cair nos mercados internacionais de matérias-primas, voltando a estabelecer o valor mais baixo dos últimos cinco anos.

Com um contexto de juros baixos e força do dólar face às moedas rivais, os investidores estão a afastar-se das bolsas de commodities, provocando uma onda de perdas que afeta várias commodities.

A maior parte das atenções estão viradas para os metais, mas acima do ouro, há outros bens de consumo generalizado que registam perdas ainda mais fortes.

Segundo os dados da Bloomberg, os primeiros seis meses de 2015 estão a ser negativos para a grande maioria das matérias-primas, com o café a surgir destacado no primeiro lugar.

O excesso de produção, principalmente no Brasil, provocou uma queda de 23,5% na cotação do café nos mercados internacionais, a maior variação negativa das matérias-primas.

Em segundo lugar surge o cobre, com uma perda de 12,3% e no último lugar do pódio aparece o gado vivo, que caiu 11,2% face ao final do ano passado.

Antes do ouro, aparece ainda o trigo, com um valor 11% mais baixp após os primeiros seis meses de 2015. O ‘metal dourado’ aparece apenas em 5º lugar das maiores quedas, com perdas de 7,2%.

Apenas três das matérias-primas mais trocadas do mundo registam variações positivas no preço: o milho, o algodão e o cacau.

O cacau é mesmo o grande destaque, com ganhos de 14,7% ao longo do primeiro semestre de 2015.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip