Comissário europeu da Agricultura quer ajudar a encontrar novos mercados

O comissário europeu da Agricultura disse que quer ajudar os agricultores a encontrar novos mercados, identificando os preços e a volatilidade como os maiores desafios para o setor.

agricultura

Phil Hogan, que falava numa conferência após uma visita à Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, destacou que a sua principal preocupação é conseguir que os produtores obtenham «um preço justo» pelos seus produtos, e acrescentou que é preciso «olhar para o exterior».

Hogan já liderou, este ano, delegações comerciais, que incluíram produtores de vinho e carne de porco portuguesa à Colômbia, México, China e Japão, e pretende promover iniciativas idênticas em mercados como o Vietname e a Indonésia até ao fim de 2016.

«As exportações agroalimentares europeias já valem mais de 120 mil milhões de euros por ano e tiveram um aumento anual de 33% para a China», salientou, sublinhando que o foco nas exportações pode ajudar a melhorar os preços pagos aos produtores.

O comissário europeu abordou também a crise nos mercados agrícolas, em particular no setor da carne de porco e do leite que enfrenta uma «tempestade perfeita», devido ao embargo russo, redução da procura a nível mundial e aumento da oferta, na sequência do fim das quotas leiteiras.

A comissão adoptou 23 medidas para mitigar os efeitos da crise no setor leiteiro, mas o preço médio na Europa mantém-se pouco acima dos 27 cêntimos por quilo, 13% abaixo do valor pago em abril de 2015 e 19 por c ento inferior à média dos últimos cinco anos.

No setor da carne de porco, o ajustamento da oferta, associado à melhoria do desempenho das exportações permitiu uma subida média dos preços de 20% nas últimas quatro semanas, acrescentou o responsável europeu.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip