Comissário da Agricultura apresenta novo pacote de medidas anticrise em julho

Na reunião do Conselho de Agricultura realizada esta segunda-feira (27 de junho), a situação de mercado dos setores agrícolas voltou a estar em debate.

agricultura

Os ministros analisaram e novamente consideraram que era especialmente preocupante o caso do leite, carne de porco e do setor das frutas e hortícolas.

Também estiveram de acordo sobre o facto do pacote de medidas acordadas em setembro passado e as adicionais de março não serem suficientes, já que os mercados de carne de porco e laticínios continuam desequilibrados.

A Comissão apresentou ao Conselho, segundo estava previsto, o estado de realização e despesas das medidas aprovadas. O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, comprometeu-se a apresentar um pacote de medidas para a reunião de julho.

Os ministros desenvolveram ainda uma série de recomendações que deviam ser incluídas na próxima proposta, como medidas para reduzir ou estabilizar a produção de leite e carne de porco, outras específicas para os setor das frutas e hortícolas ou a revisão em alta do limite das ajudas mínimas até 30 mil euros.

Para o financiamento destas medidas, os ministros pediram primeiro que os orçamentos disponíveis e não utilizados deviam ser revistos, mas em caso de necessidade utilizar parcialmente a reserva de crise.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip