Comissão Europeia realiza inquérito sobre bem-estar animal em 2015

O comissário europeu da Saúde, Andriukaitis, anunciou que a Comissão Europeia (CE) vai lançar este ano um inquérito do Eurobarómetro sobre bem-estar animal.

O comissário assinalou ainda que prevê realizar um debate geral sobre o tema de forma a resolver as possíveis deficiências observadas durante a Estratégia de Bem-estar Animal 2012-2015.

Os dados mais recentes são de 2007 e revelam que 62% dos cidadãos comunitários estariam dispostos a pagar mais por produtos procedentes de produções amigáveis com o bem-estar animal, apesar da ausência de informação clara que permita, distinguir no momento da compra, uns produtos de outros.

Para os inquiridos, o tema do bem-estar animal teve uma importância de 8 sobre 10, com a maioria a considerar que nos seus países o avanço neste sentido durante a última década foi significativo, embora 77% defende-se que ainda havia muito por fazer.

Em particular, os gregos, 96%, cipriotas, 91% e os portugueses 90%, assinalaram que deveria ser dada mais atenção à temática em questão.

Mas de 70% dos inquiridos apoiavam a ideia de uma ajuda económica aos pecuários que apliquem elevados requisitos de bem-estar animal; 89% defenderam que as importações também deviam cumprir as mesmas condições de bem-estar animal que a da produção comunitária e mais de 50% consideraram que os produtos obtidos de animais tratados com elevados níveis de bem-estar são mais saudáveis e têm mais qualidade.

Fonte: Agrodigital

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip