Comissão Europeia publica manual sobre desafios da instalação da banda larga em áreas rurais

A Comissão Europeia publicou o novo manual intitulado: "Enfrentando os desafios da instalação da banda larga em áreas rurais e remotas", que apresenta e descreve as soluções tecnológicas passíveis de serem adotadas para superar o fosso digital existente nas zonas rurais, facto que afeta os seus cidadãos, comunidades e atividades económicas.

zona rural

A segunda parte do manual analisa mais de perto os fatores de sucesso e as boas práticas, demonstradas por 12 estudos de caso de projetos de banda larga rural. Descreve as soluções implementadas, levando em consideração aspetos sociais, territoriais e económicos.

Um dos casos de estudo analisados refere-se à instalação de 640 km fibra ótica, no distrito de Évora, para ligar todas as 14 cidades do distrito, com um forte foco em parques empresariais, já que a competitividade das PMEs foi um dos principais impulsionadores do projeto.

Este é um manual para responsáveis de políticas rurais e gestores de projetos de banda larga que desejam implantar redes de alta velocidade em territórios rurais ou remotos, de forma eficaz e eficiente.

A publicação complementa o Guia Europeu para Investimento em Banda Larga de Alta Velocidade, que fornece a estrutura conceptual e as informações necessárias para tomar as decisões corretas ao escolher um tipo de infraestrutura, investimento e modelos de negócios, bem como ferramentas de financiamento. 

Esta publicação faz parte do "Plano de Ação para a Banda Larga Rural" da Comissão Europeia, com o objetivo de trazer melhor banda larga para áreas rurais e remotas da UE.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip