Comissão Europeia lança Observatório do Mercado do Vinho

O novo observatório do mercado de vinhos disponibilizará análises de curto prazo e maior transparência a um setor importante da agricultura da União Europeia.

Atualmente, a UE é o maior produtor de vinho do mundo, representando 65% da produção global e 70% das exportações

O observatório abrange todos os tipos de vinho - tinto, branco, rosé -, bem como vinhos protegidos pelos regimes de indicação geográfica: denominação de origem protegida (DOP) e indicação geográfica protegida (IGP).

O observatório do mercado será atualizado regularmente com uma ampla gama de dados de mercado, como preços, produção e comércio. Também serão fornecidas análises de mercado, relatórios de perspetivas de curto prazo e perspetivas de médio prazo para o setor vitivinícola. Por fim, como parte do observatório, serão organizadas reuniões regulares do conselho, compostas por especialistas do mercado, para discutir a situação do mercado.

Já existem observatórios para culturas, açúcar, carne e leite. O último, um observatório dedicado ao setor de frutas e legumes, foi lançado em 18 de outubro de 2019.

Com estes observatórios, a Comissão Europeia pretende ajudar o setor agrícola europeu a lidar de forma mais eficiente com a volatilidade do mercado e a garantir mais transparência.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip