Comissão Europeia cria "Missão saúde do solo e alimentação”

Parcialmente inspiradas pela missão Apollo 11 de colocar um homem na Lua, as missões de investigação e inovação (I&I) europeias visam fornecer soluções para alguns dos maiores desafios que o mundo enfrenta e serão parte integrante do programa-quadro Horizon Europe a partir de 2021.

Solo

Os objetivos da Missão “Saúde do solo e alimentação” pretendem conduzir a uma forte consciencialização sobre a importância dos solos, envolver-se com os cidadãos, criar conhecimento e desenvolver soluções para restaurar a saúde e as funções do solo.

A importância da saúde do solo e alimentação são essenciais para todos os processos de manutenção da vida no nosso planeta. Para além dos solos serem a base para a produção de alimentos, bem como para muitos outros produtos, também fornecem uma gama de serviços ambientais e de ecossistema. Sendo sistemas altamente dinâmicos e frágeis, são um recurso finito.

Os resultados desta Missão terão um impacto direto no sucesso do novo “Green Deal” da COM Europeia e na ambição de avançar no clima, na biodiversidade e na alimentação sustentável.

Portugal está representado na Mission Board pela Professora Teresa Pinto Correia Universidade de Évora e Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM).

A 9 de julho a representante da Comissão Europeia em Portugal, foi anfitriã de um evento online que reuniu peritos e um grupo diverso de 50 portugueses para debaterem com os membros do comité de missão a forma de a executar.

Para mais informação sobre o evento aceda aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip