Comissão Europeia apresenta projeções para a agricultura na União Europeia até 2030

Segundo o Relatório Prospetivo da Agricultura na União Europeia 2020-2030, apresentado pela Comissão Europeia no passado dia 16 de dezembro, a consciencialização crescente do consumidor e a conveniência vão beneficiar o setor das frutas e legumes.

Agroalimentar

A preparação desta edição foi afetada em particular pela crise da Covid-19. Vários pressupostos foram feitos para o caminho para a recuperação económica global e da UE e alguns cenários foram preparados para ilustrar caminhos alternativos de recuperação.

No geral, o impacto da crise nos mercados de alimentos permaneceu limitado graças à resiliência da cadeia alimentar. O padrão emergente parece ser um reforço de algumas tendências pré-existentes, em vez de uma revisão completa do sistema alimentar, como por exemplo, um aumento nas vendas de alimentos no comércio eletrónico e uma maior procura por alimentos produzidos localmente e cadeias de abastecimento curtas.

O valor nutricional, a origem e as preocupações com a saúde são proeminentes entre os fatores de escolha do consumidor, juntamente com o meio ambiente e as mudanças climáticas. Neste contexto, os aspetos de sustentabilidade da agricultura e da produção alimentar da UE foram reforçados nas discussões políticas sobre o futuro da Política Agrícola Comum e a concretização dos objetivos do Acordo Verde Europeu.

Uma vez que as discussões sobre as propostas legislativas da PAC pós-2020 estão em curso entre o Parlamento, o Conselho e a Comissão, nem a reforma da PAC nem os objetivos específicos (e definições de política) estão considerados neste relatório. No entanto, algumas premissas de mercado são feitas para refletir sobre iniciativas em andamento e estratégias divulgadas em diversos setores. Por conseguinte, o presente relatório fornece, na medida do possível, uma medida fiável da contribuição da agricultura da UE para uma alimentação e uma agricultura sustentáveis, utilizando os pressupostos mais plausíveis disponíveis.

Prevê-se que o crescimento da produção de culturas arvenses na UE seja limitado. A competição pela terra, associada à expansão das áreas de floresta e pastagem, limitará a área disponível para as culturas arvenses. Por outro lado, práticas agrícolas aprimoradas e pesquisa e desenvolvimento contínuos vão apoiar o crescimento da produtividade. A digitalização estará cada vez mais no centro dos ganhos de produtividade, melhores condições de trabalho e elevados padrões ambientais.

No setor da pecuária, os objetivos de sustentabilidade devem ser parte integrante do crescimento da produção, com ações a serem realizadas em toda a cadeia alimentar. A produção de leite da UE poderá crescer mais lentamente do que no passado, com o aumento da presença de sistemas de produção não convencionais (por exemplo, pastagens, alimentos sem OGM, biológicos). No entanto, a UE continuará a ser o maior exportador de produtos lácteos.

No caso das carnes, os consumidores podem preferir mais carnes de aves, pois são percebidas como mais saudáveis do que as carnes de porco e bovino, e são mais convenientes de preparar. Também em colheitas especializadas, a consciência sanitária e a conveniência devem impulsionar a procura crescente por frutas e vegetais.

A preferência dos consumidores por vinho espumante e vinho com menor teor de álcool pode limitar o declínio do consumo de vinho. No setor do azeite, os países não produtores da UE e os mercados de exportação devem aumentar a sua importância no equilíbrio geral do mercado.

Resultados da traduçUma vez que os trílogos sobre as propostas legislativas da PAC pós-2020 estão em curso entre o Parlamento, o Conselho e a Comissão, nem a reforma da PAC nem os objetivos específicos (e definições de política) estão considerados neste relatório. No entanto, algumas premissas de mercado são feitas para refletir sobre iniciativas em andamento e estratégias divulgadas em diversos setores. Por conseguinte, o presente relatório fornece, na medida do possível, uma medida fiável da contribuição da agricultura da UE para uma alimentação e uma agricultura sustentáveis, utilizando os pressupostos mais plausíveis disponíveis

Resultados da traduçUma vez que os trílogos sobre as propostas legislativas da PAC pós-2020 estão em curso entre o Parlamento, o Conselho e a Comissão, nem a reforma da PAC nem os objetivos específicos (e definições de política) estão considerados neste relatório. No entanto, algumas premissas de mercado são feitas para refletir sobre iniciativas em andamento e estratégias divulgadas em diversos setores. Por conseguinte, o presente relatório fornece, na medida do possível, uma medida fiável da contribuição da agricultura da UE para uma alimentação e uma agricultura sustentáveis, utilizando os pressupostos mais plausíveis disponíveis.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip