Comissão Europeia agradece aos agricultores e apresenta novas medidas de apoio

A Comissão Europeia anunciou a formalização das medidas de apoio aos agricultores devido à Covid-19, como a prorrogação de prazos para regimes de pagamentos diretos e a simplificação de requisitos administrativos, visando evitar possíveis e drásticas quebras no retalho alimentar por toda a Europa.

Ursula von der Leyen

«A luta contra o novo coronavírus afeta todas as partes da economia europeia e um dos setores em que não toleraremos nenhuma interrupção é o alimentar», referiu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacando ser essencial que «os cidadãos europeus continuam a ter acesso a alimentos de alta qualidade e acessíveis». Como tal, a líder daq instituição, através de uma mensagem de vídeo, anunciou as novas medidas para apoiar os agricultores do espaço comunitário, já discutidas anteriormente.

«A partir de hoje daremos mais tempo aos agricultores para apresentarem as suas solicitações aos pagamentos diretos e de desenvolvimento rural e, em breve, aumentaremos os adiantamentos dessas ajudas, para que os agricultores possam ter dinheiro para pagar as suas contas», destaca Ursula von der Leyen. Os pagamentos diretos, feitos no âmbito da Política Agrícola Comum, são apoios ao rendimento de base concedido aos agricultores para recompensá-los pelos bens e serviços públicos que fornecem.

Além disso, serão simplificados alguns requisitos administrativos para os agricultores e para as autoridades nacionais «visto que têm, atualmente, prioridades mais urgentes do que preencher papéis». Será ainda facilitado «o apoio a instalações médicas em áreas rurais através do fundo de desenvolvimento rural».

Agradecendo aos agricultores europeus por «garantirem a disponibilidade de alimentos nas lojas», numa altura de maior procura devido à pandemia, Ursula von der Leyen admite que estes profissionais «precisam de mais ajuda». Como tal, novas medidas serão ainda estudadas durante a semana corrente.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip