Comissão de Vinhos Verdes solicita novas previsões de produção para campanha deste ano

A Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) pede aos produtores que enviem até 6 de setembro as suas previsões para os resultados da vindima deste ano, dado o surgimento de algumas situações que afetaram as vinhas depois de emitidos os resultados de uma primeira estimativa para a região.

A CVRVV está a reunir novamente estimativas de produção para a campanha vitivinícola 2019/20120. A primeira, dada a conhecer em finais de junho, apontava para a manutenção do nível da de 2018/19, com as castas a apresentarem "comportamentos distintos", mas só a casta loureiro a registar uma diminuição, de 10%, da produção face a 2018.

No entanto, a comissão considera que a previsão ocorreu bastante cedo, não contabilizando possíveis danos surgidos nos meses seguintes, causados por casos de Black Rot no cacho, ataques de oídio e um ligeiro toque de escaldão, "embora muito localizado", explica em comunicado. "As vinhas, em consequência das condições climáticas, apresentavam uma grande heterogeneidade no estado de desenvolvimento vegetativo".

Sendo assim, impõe-se a realização de nova estimativa de produção, tendo em vista uma avaliação mais assertiva da quantidade e da qualidade da próxima colheita. Para isso, a comissão está a solicitar aos Agentes Económicos e Técnicos da Região a apresentação das suas estimativas, até 6 de setembro, através da aplicação disponível na área reservada do INETSIV.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip