Comércio agroalimentar da UE sobe 32% em maio

O comércio agroalimentar da UE atingiu um valor total de 34,9 mil milhões de euros em maio de 2022, um aumento de 11% mês a mês e de 32% em comparação com maio do ano passado, impulsionado em grande parte pelo aumento contínuo dos preços das mercadorias, conclui o relatório mensal da Comissão Europeia sobre o comércio agroalimentar.

Exportações

As exportações foram avaliadas em 19,4 mil milhões de euros. Isto reflete um crescimento de 8% mês a mês e de 21% em comparação com maio de 2021, com maiores volumes de trigo e milho mas menores volumes de exportação de outros grãos.

As exportações para o Médio Oriente e Norte de África foram estáveis mês após mês, mas ainda assim 44% mais elevadas em comparação com maio de 2021. As exportações de cereais e preparados de cereais cresceram 75% numa base anual para 919 milhões de euros, com quantidades e valores de exportação a aumentar. As exportações de trigo, em particular, registaram um forte crescimento, aumentando 35% em comparação com maio de 2021. Em particular, as exportações de trigo aumentaram 625% para Marrocos e 208% para a Tunísia.

Continue a ler aqui.

Fonte: Grande Consumo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip