Coimbra aborda “espécies exóticas invasoras como ameaça à biodiversidade”

A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra (UC) vai promover um conjunto de ações de formação dirigidas a todos os atores envolvidos nas Reservas da Biosfera, mas também disponíveis para outros interessados.

invasoras

A primeira formação deste ciclo, intitulada “Espécies exóticas invasoras como ameaça à biodiversidade”, realiza-se no próximo dia 3 de outubro e será conduzida pelas investigadoras Elizabete Marchante, do Centro de Ecologia Funcional da UC, e Hélia Marchante, da Escola Superior Agrária de Coimbra.

A ação decorre entre as 9h30m e as 12h.30m e as 14h e as 17h, na Sala Jorge Paiva, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Nesta formação – que inclui parte teórica e prática – vão ser abordados os conceitos relacionados com invasões biológicas por plantas, impactes das espécies invasoras, identificação e metodologias de controlo das principais plantas invasoras em Portugal e, ainda, como fazer o mapeamento destas espécies através de uma plataforma de ciência-cidadã.

A iniciativa conta com o apoio do Centro de Ecologia Funcional e do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

A entrada é livre, mas as inscrições (em catedraunesco@uc.pt), que decorrem até dia 29 de setembro, são limitadas e obrigatórias.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip