Cinco países solicitaram armazenamento privado de queijo na primeira semana

queijo

Na primeira semana de funcionamento do novo sistema de armazenamento privado de queijo, cinco Estados-membros já começaram a solicitar o mesmo.

Os países que avançaram com os seus pedidos foram a Holanda, com 6.193 toneladas; Itália, com 4.565 toneladas; Reino Unidos, com 3.854; Irlanda, com 2.190 e a Suécia, com 1.927 toneladas. Um total de 18.728 toneladas frente às 100 mil na qual está limitada a medida.

A Irlanda pediu acima da quota inicialmente estabelecida, de 1.835 toneladas, tal como o Reino Unido, que gastou na primeira semana a sua quota, cuja quantia coincide com o solicitado.

A Suécia ficou muito perto da sua quota, que é de 1.927 toneladas e a Espanha, que conta com uma quota inicial de 3.635 toneladas, não solicitou nada.

Uma das novidades deste armazenamento é a partilha por países da quantidade total.

O motivo é evitar que se repita a situação do anterior armazenamento, no qual a Itália solicitou 85 por cento de toda a quantidade disponível. As quantidades não utilizadas pelos Estados-membros podem ser utilizadas por outros países que tenham mais procura.

Outra inovação foi o aumento da gama de queijos que podem ser armazenados e, por último, a quantia da ajuda. Mantém-se o valor de 15,57 euros por toneladas armazenada para ustos fixos, mas elevou-se a quantidade por dia de armazenamento para 0,40 euros a toneladas, frente aos 0,27 euros do armazenamento de Setembro de 2014.

O tempo de armazenamento mantém-se sem alterações, de 60 a 120 dias e a apresentação de solicitações poder ser entregues até 15 de Janeiro de 2016.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip