Cibersegurança acompanha o regresso da 360 Tech Industry à Exponor

A revolução digital e a resposta aos pressupostos da Indústria 4.0 regressam à Exponor com a 360 Tech Industry, inteiramente dedicada a profissionais. Para esta segunda edição, a Cibersegurança serve o mote da feira com a disponibilização de diversas ações e participações alinhadas com aqueles que são alguns dos maiores desafios nacionais no momento.  

A 360 Tech Industry – Feira Internacional da Indústria 4.0, Robótica, Automação e Compósitos prepara-se para regressar à Exponor, nos 26 e 27 de maio, com vista a antecipar tendências e novas soluções tecnológicas para a transformação digital dos negócios.  Nesta segunda edição, o mote é a Cibersegurança, partindo do facto de, em 2021, se ter registado um aumento de 81% no número de ataques informáticos em Portugal. 

A 360 Tech Industry vai decorrer na Exponor – Feira Internacional do Porto, de 26 a 27 de maio, entre as 10h e as 18h.  

Desde Impressão 3D, Fabricação Aditiva e Engenharias Automóvel, Aeronáutica e Agroalimentar, as áreas às quais a 360 Tech Industry responde alargam-se a todos os setores e cadeias industriais. Em lugar de destaque coloca-se a área Robótica, assente no pressuposto da modificação, transversal a todas as cadeias de produção, das empresas, com os robôs a assumirem o desempenho de tarefas padronizadas, mecânicas e com pouca margem de erro, bem como na redução de tempos, custos e de promoção da segurança no trabalho.

Por outro lado, serve-se também a área dos Compósitos enquanto um dos principais focos do evento, assente na contínua procura de novos materiais, mais eficazes e rentáveis, não só para incrementar a produtividade e a competitividade das empresas, mas também para obedecer a uma consciencialização ambiental global em que vivemos hoje. Finalmente, a área das Fábricas Conectadas parte do impulso da transformação digital, através das novas tecnologias, para potenciar o desenvolvimento de novos processos, materiais e a autonomia dos mesmos. 

Direcionada para decisores, engenheiros, investigadores, consultores, projetistas, técnicos e afins, a feira disponibiliza ainda diversos espaços pensados para responder, de forma eficiente, à procura do mercado: 

Let’s Talk 4.0 

Ciclo de conferências sobre as diversas temáticas da Indústria 4.0, com foco na transformação. Este ano, integrará também, com expressão, a temática da Cibersegurança. 

Hubtech – The Best Ideas of The Industry 

Um espaço dedicado a startups da área tecnológica. Integra oConcurso Hubtech by 360 Tech Industry, através do qual serão premiados 10 projetos inovadores, com a oferta de um espaço para exposição no evento. O júri é constituído por três especialistas da área: Dr Francisco Sá, Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI, Engenheiro Francisco Alba, diretor do CATIM e ainda o Engenheiro José Carlos Caldeira, administrador do INESC TEC. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 18 de março.  

Demonstrações de Robótica 

Espaço criado com vista a promover a Ciência e a Tecnologia, focado em dar a conhecer os mais recentes estudos nestas áreas, onde o espírito empreendedor e de inovação são eixos basilares. 

Para responder aos desafios levantados durante a pandemia, a feira disponibiliza a plataforma digital E+E Tech Industry, com vista a oferecer soluções inovadoras e a promover o conhecimento e o trabalho em rede. Este canal foi concebido para criar um ecossistema global do setor e ajudar a fortalecer ainda mais a relação entre visitantes e expositores, ao permitir, nomeadamente, a partilha de experiências, conhecimentos e negócios, promover encontros e ligações, e ser uma fonte de inspiração contínua para todos os profissionais.  

Recorde-se que, na última edição da 360 Tech Industry, que decorreu em 2019, o número de visitantes ultrapassou os 4.300, dos quais mais de 67% decisores de empresas. A feira contou com 89 expositores e com 13 workshops distintos assegurando a participação de mais de 500 profissionais. 

Pressupostos da feira 

Em pleno momento de revolução digital e de evolução para um modelo de indústria 4.0, em Portugal e no mundo, 86% das empresas espera alcançar elevados níveis de digitalização nos próximos anos, com uma redução de custos intrínsecos à sua atividade, através deste processo, acima dos 20%.

De facto, 8 em cada 10 empresas planeiam introduzir pelo menos um dos produtos ou serviços digitais, o que posiciona este certame altamente especializado como uma via de acesso a uma panóplia de soluções adaptadas a cada realidade. 

De acordo com um relatório da empresa internacional Check Point Research, em 2021, em Portugal, cada organização foi alvo de uma tentativa de ciberataque, em média, 881 vezes por semana – um aumento de 81% face a 2020; as entidades mais visadas foram empresas e instituições do setor da educação, saúde e administração pública. O mesmo relatório afirma ainda que somente 28% das empresas em território nacional apresenta políticas de segurança definidas ou atualizadas, sendo que, em Portugal, uma empresa está a ser atacada, em média, 565 vezes por semana, o que compara com os 432 ataques semanais registados no geral da UE. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip