Cereais: produtores europeus preocupados

Apesar da produção na Europa ter sido muito baixa este ano, os preços dos cereais mantêm-se a níveis muito baixos, devido à grande produção a nível mundial.

cereais

Assim, os produtores europeus são confrontados com preços baixos e baixa produção, o que acarreta necessariamente graves problemas de tesouraria.

Este problema vai seguramente refletir-se na próxima campanha, com graves dificuldades de aquisição dos corretos fatores de produção, o que se pode vir a refletir numa má colheita em 2017.

Este tema tem sido alvo de discussão no grupo de trabalho dos cereais do COPA-COGECA, com o seu Presidente, Max Shulman, a queixar-se de falta de mecanismos comunitários para fazer face a estas crises.

No que diz respeito às oleaginosas, a produção europeia diminuiu este ano 4,3%, com uma forte quebra na colza (- 9,2%), devido às más condições atmosféricas e ao aparecimento de doenças nas plantas.

A produção mundial de trigo deve atingir as 743 milhões de toneladas e o preço deve atingir o valor mais baixo dos últimos dez anos.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip