Cereais: produção mundial cresce

O Conselho Internacional de Cereais (CIC), na sua informação de junho de 2016, reviu em alta os valores para a produção mundial de cereais em 2016/2017.

cereais

O aumento foi de 10 milhões de toneladas em relação a maio, até um total de 2.926 milhões, que é a segunda maior colheita registada. Este elevado resultado deve-se ao crescimento de produção prevista de milho.

As chuvas dos últimos meses melhoraram os rendimentos de trigo e cevada na Europa, América do Norte e na Comunidade dos Estados Independentes.

Por esta razão, o aumento de 10 milhões de toneladas, das quais sete milhões correspondem ao trigo, já que o CIC estima uma produção mundial de 729 milhões de toneladas, contra 722 milhões de maio.

No entanto, e apesar do aumento, a colheita esperada de trigo é sete milhões de toneladas mais baixa que a da campanha anterior.

Pelo contrário, o milho, embora os resultados de junho sejam iguais aos de maio, a produção prevista é de mais 34 milhões de toneladas em comparação ao período homólogo do ano passado, atingindo 1.003 milhões de toneladas.

O consumo esta campanha é apenas ligeiramente superior à anterior, pelo que as existências de cereais no final da campanha chegam a 882 milhões de toneladas, mais 15 milhões que na campanha anterior. No caso da soja, prevê-se uma produção de 320 milhões de toneladas, mais oito milhões em relação à campanha anterior.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip