Centro Interpretativo da Vitela Arouquesa nasce na serra da Freita

A Câmara de Vale de Cambra e o Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) assinaram recentemente um protocolo para transformar o antigo posto florestal da Casa da Cota da Montanha num Centro Interpretativo da Vitela de Raça Arouquesa.

Fonte oficial da autarquia, citada pela Lusa, revelou que a cedência do antigo edifício da guarda-florestal na freguesia de Arões, em plena serra da Freita, permitirá assim concretizar aquele que é «um projeto-âncora» para a estratégia turística do município.

«Atingimos mais uma etapa para o desenvolvimento do município enquanto destino turístico sustentável», declarou o presidente da autarquia, José Pinheiro.

«A criação do Centro Interpretativo da Vitela de Raça Arouquesa dá forma a uma estratégia articulada, cujo impacto positivo se espera que alcance uma propagação de escala nacional ou mesmo internacional», acrescentou o autarca.

A estratégia passa por aliar o funcionamento do centro interpretativo a programas de promoção da floresta e dos seus «múltiplos patrimónios», complementando ainda essa oferta com «o incentivo à criação e valorização da vitela, e com a conceção de rotas e percursos orientadores da prática de ‘touring’ cultural».

A Casa da Cota da Montanha, junto ao povoado da Felgueira classificado como Aldeia de Portugal, encontra-se atualmente em estado devoluto e a autarquia considera que o edifício está «estrategicamente localizado», pelo que pretende agora avançar para a sua recuperação.

Ainda não há datas previstas para o início da intervenção, mas o objetivo da Câmara é sujeitar esse «interessante exemplar da tipologia de casa florestal» a um restauro que lhe permita acolher novas funções de índole sociocultural, enquanto «instalação polivalente, aberta à comunidade e aos visitantes».

Na envolvente do edifício, também o parque de merendas será requalificado, para «potenciar a qualidade da paisagem existente e possibilitar a sua dinamização da Casa da Cota na vertente turística».

Fonte: Lusa/Agronegócios 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip