Celorico da Beira vai ter Observatório do Queijo Serra da Estrela

A Câmara Municipal de Celorico da Beira anunciou que tenciona criar um Observatório e um Polo de Investigação na área do queijo Serra da Estrela para estudo e divulgação daquele produto.

queijo

O vice-presidente da autarquia, José Luís Cabral anunciou que pretende que a autarquia pretende candidatar o projeto a fundos comunitários no âmbito do ‘Portugal 2020’.

O equipamento deverá ser instalado no edifício do antigo Mercado do Gado, localizado junto do Mercado Municipal da vila de Celorico da Beira, que o município pretende recuperar e adaptar às novas funções, adiantou.

Segundo o autarca, ao Observatório e ao Polo de Investigação será também associado um centro de documentação alusivo à temática do queijo de ovelha produzido na região da Serra da Estrela.

«Será uma espécie de biblioteca do queijo Serra da Estrela, que não existe na região demarcada de produção», apontou José Luís Cabral.

O responsável disse que o projeto será «mais um laboratório, mais um local, onde os produtores poderão fazer as suas experiências, mas principalmente [para a região] trazer novas experiências de outros países».

«Apesar de termos o Solar do Queijo Serra da Estrela, tínhamos que ter um local específico para permitir um diálogo e um trabalho diferente entre as escolas e as empresas, sempre na promoção e na divulgação da feitura do queijo, mesmo além-fronteiras», disse.

Aquela autarquia do distrito da Guarda adianta ainda que possui protocolos com 22 produtores de queijo do concelho, para apoio à implementação do HACCP (Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo) nas queijarias, na realização das análises obrigatórias e na aquisição dos selos de caseína.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios, como Celorico da Beira, Guarda, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Seia, Trancoso, Oliveira do Hospital, Nelas, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã.

Fonte: RTP

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip