CBRE fecha 1º trimestre de 2022 com avaliação de ativos alternativos no valor de 172M€

A CBRE, consultora líder mundial na prestação de serviços para o setor imobiliário, registou, no primeiro trimestre de 2022, um valor de 172.507.000€ na avaliação de ativos alternativos, uma área onde a consultora aposta cada vez mais e cujo expertise reforçou com novas contratações.

Nos primeiros três meses do ano, a consultora avaliou mais de uma dezena de ativos alternativos relevantes, nomeadamente duas unidades de saúde, duas residências sénior, três residências de estudantes e três escolas. Além da contínua aposta nas áreas em que já é especialista, como escritórios, retalho, industrial e logística, residencial, hotelaria e, mais recentemente, em agricultura, a CBRE avalia cada vez mais ativos alternativos, uma classe que tem vindo a ganhar expressão no mercado imobiliário nacional.

Outro exemplo de ativos em que o Departamento de Avaliações da consultora se especializou recentemente são os ativos agrícolas, em que registou uma avaliação de mais de 30.000 hectares a nível Ibérico. Em Portugal, estes processos focaram-se, essencialmente, na região do Alqueva – que regista enorme interesse por parte de investidores locais e internacionais -, enquanto que em Espanha foram realizados, sobretudo, nas regiões de Andaluzia e Extremadura. Esta atividade crescente de avaliações de propriedades agrícolas decorre pelo facto de a CBRE ter lançado, em 2020, a linha de negócio Agribusiness, que consiste na avaliação, transação e consultoria para este tipo de ativos. 

“Terminamos o primeiro trimestre de 2022 com resultados que nos orgulham e cumprimos objetivos relevantes para a empresa, neste caso, na área das avaliações. Além de nos destacarmos na avaliação de ativos alternativos, área em que reunimos o maior expertise do mercado, evidenciamo-nos na área agrícola, com a equipa portuguesa a avaliar não só em Portugal, como em Espanha. Grande parte dos bons resultados obtidos ocorrem pela consolidação do nosso Departamento de Avaliações, com a contratação de elementos chave, para uma resposta mais rápida e uma maior oferta para o cliente”, sublinha Frederico Borges de Castro, Senior Director de Avaliações da CBRE Portugal.

Para alcançar estes resultados, o Departamento de Avaliações reforçou a equipa com a contratação de quatro novos elementos. Inês Marques Lopes, formada na área de engenharia agrónoma e galardoada com o prémio Talenta para o seu projeto “Ptachiodedicado à agricultura e produção animal, está como Consultant na área de avaliação de ativos agrícolas e, Luís Madalena, com uma experiência consolidada em avaliação imobiliária, que passou por empresas como a Prime Yield e pelo Montepio Valor na função de portefólio manager, reforça agora a equipa como Senior Consultant. Mariana Santos junta-se também à CBRE como Senior Consultant, tendo uma experiência consolidada na função de client service office no BNP Paribas e com dez anos de trabalho na área de avaliação imobiliária. David Coelho, licenciado em gestão imobiliária e com passagens pelo Grupo Novo Banco e pela Premiumspot em áreas de avaliação e análise de investimentos imobiliários, completa a equipa como Junior Consultant.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip