Catástrofes custam ao agroalimentar mundial 116 mil milhões de euros por ano
Os desastres naturais causaram perdas na agricultura e na pecuária de 3,8 biliões de dólares, nos últimos 30 anos, de acordo com uma estimativa recente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Este montante, estimado em 123 mil milhões de dólares por ano, cerca de 116 mil milhões de euros, representa 5% do produto interno bruto agrícola global anual.
No seu estudo, a FAO alerta que, nas últimas três décadas, as catástrofes causaram os níveis mais elevados de perdas nos países de rendimento baixo e médio-baixo, variando entre 10% e 15% do seu PIB agrícola total, respetivamente. Também tiveram um impacto significativo nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, levando-os a perder quase 7% do seu PIB agrícola.
Impacto poderia ser maior
O relatório da FAO, intitulado “Impactos das catástrofes na Agricultura e Segurança Alimentar”, é a primeira avaliação global das consequências na produção agrícola de desastres, sejam naturais, como secas, inundações, tempestades ou pragas, por exemplo, ou sob a forma de conflitos armados ou epidemias, como a Covid-19. A análise alerta que o valor estimado poderia ser ainda mais elevado se estivessem disponíveis dados sistemáticos sobre as perdas nos subsectores das pescas e da aquicultura e silvicultura, sublinhando “a necessidade urgente de melhorar os dados e as informações sobre o impacto das catástrofes em todos os subsectores da agricultura, a fim de criar sistemas de dados que possam servir de base para uma ação eficaz”.
Continue a ler aqui.
Fonte: Grande Consumo