Castelo Branco: autarquia promove queijo de Alcains
A Feira do Queijo de Alcains decorre entre os dias 18 e 20 de março com a participação de uma dezena de pequenos produtores e para promover um dos produtos mais emblemáticos do concelho de Castelo Branco.
«Vamos realizar mais uma feira do queijo, integrada no caminho que o município escolheu de apoio aos pequenos produtores. Esta é mais uma oportunidade que os produtores têm para comercializar e inovar os seus produtos», disse o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
O autarca, que falava durante a apresentação da 11.ª Feira do Queijo de Alcains, realçou a importância de continuar o trabalho de promoção daquele que considerou ser «o melhor queijo do mundo».
«Esta é também uma forma de dinamizar socialmente Alcains. Quer queiramos ou não, são as feiras que permitem o contacto entre produtores e a inovação. É mais um canal de distribuição aberto e que também serve de incentivo para iniciar este tipo de atividades», disse.
Luís Correia realçou ainda que o queijo de Alcains é um produto de qualidade, em muitos casos «feito artesanalmente por pequenos produtores». «Queremos também manter essa tradição», sustentou.
Questionado sobre se os recentes acontecimentos que levaram ao encerramento da Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa, em Idanha-a-Nova, devido à contaminação por uma bactéria, afetaram de algum modo a imagem ou as vendas do queijo de Alcains, o autarca refutou de imediato esse panorama.
«Se afetou alguma coisa, não foi sentido. Temos que continuar o nosso trabalho e promover o nosso queijo. Temos qualidade e acreditamos nos nossos produtores», afirmou.
Por seu turno, a presidente da junta de freguesia de Alcains, Cristina Granada, explicou que o certame em que o queijo é o rei conta também com outros produtos e produtores.
«Temos uma dezena de produtores de queijo e mais uma dezena de outros expositores com produtos como o enchido, o azeite, o mel, o artesanato ou a gastronomia local», disse.
Na edição anterior da feira, foram comercializados mais de 10 mil queijos de Alcains.
Fonte: Lusa